terça-feira, 29 de junho de 2010

Caprichoso é o campeão do 45º Festival de Parintins 2010

Após três noites de disputa o Boi Bumbá Caprichoso venceu o duelo com o Boi Garantido e sagrou-se campeão do 45º Festival Folclórico de Parintins. A disputa na arena da ilha tupinambarana foi melhor para o Caprichoso que conquistou o título. A apuração do festival foi realizada às 11h desta segunda-feira (28) no bumbódromo de Parintins.

A história do Boi Caprichoso começa com os irmãos cearenses Raimundo Cid, Pedro Cid e Félix Cid.
Eles chegaram do Ceará com a família à procura de trabalho e fizeram uma promessa a São João Batista: se encontrassem emprego, reverenciariam o santo com um boi de pano. Alcançaram a graça e cumpriram a promessa.
Certo dia, os três estavam na Praça 14 em Manaus, quando viram um Boi pertencente à família Antares, com o nome de Caprichoso. O trio gostou do que viu e resolveu fazer uma homenagem em sua promessa, fundando assim o Boi Caprichoso de Parintins em 20/10/1913.
No início, o boi começo contava apenas com 20 pessoas, um instrumental feito de madeira oca com peles de animais, e os personagens Estrela Maior, o Amo e Vaqueirada.
Duas manifestações folclóricas podem ter influenciado os irmãos: o Bumba-Meu-Boi maranhense e a Marujada paraense.
Estudiosos afirmam que o Boi Caprichoso pode ter assimilado elementos desses dois folguedos, uma vez que o bumbá adotou como cores oficiais o azul e o branco, usadas nos trajes dos marujos.
O Boi Caprichoso ganhou o apelido de "diamante negro" . Ele tem como símbolo a estrela azul, que ostenta na testa.

Amazônia.org

CASAL PROGRESSENSE RECEBERÁ TÍTULO DE PROPRIEDADE RURAL HOJE EM BELÉM

Hoje à tarde a Governadora Ana Júlia e o Ministro da Justiça participam em Belém do Programa Terra Legal, que é a entrega de títulos de Gleba Patrimonial para 11 municípios. Na ocasião, será feito o anúncio do calendário de georreferenciamento de 50 municípios, bem como todo o calendário de entrega de 12 mil certificados de habilitação de Regularização Fundiária.
Para simbolizar esta entrega, estará presente o casal Progressense Elídio Martins dos Santos e Cilene Sousa Santos, que receberão o título de propriedade rural na solenidade. Esperava-se a presença do Presidente Lula, que provavelmente não poderá estar presente.
Também serão entregues 66 ambulâncias do SAMU-192 para 49 municípios do Pará.

Com informações do Blog da Ana Júlia

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CASAL PROGRESSENSE RECEBERÁ TÍTULO DE PROPRIEDADE DAS MÃOS DO PRESIDENTE LULA EM BELÉM

Neste domingo o casal Progressense ELÍDIO MARTINS DOS SANTOS e CILENE SOUSA SANTOS viajaram para Belém, com apoio do INCRA, onde receberão o Título de Propriedade Rural das mãos do Presidente Lula. No ano passado outro casal de Novo Progresso foi áté Brasília para também receber seu título em cerimônia oficial. Esta nova entrega de documento sinaliza o início dos trabalhos do INCRA para este ano na região, visto que os trabalhos estão parados desde o final do ano de 2009. A volta do casal a Novo Progresso está prevista para quarta-feira.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

AÇÕES DO INCRA E TERRA LEGAL ESTÃO PREVISTAS PARA INICIAR NA PRÓXIMA SEMANA EM NOVO PROGRESSO

Está previsto para a próxima semana o início das ações do INCRA e do Terra Legal Amazônia (MDA) em Novo Progresso, dentre estas destacando-se o atendimento aos assentamentos Santa Júlia e Nova Fronteira e entrega de novos títulos de propriedades rurais, totalizando inicialmente por volta de 50 novos títulos.
Tais ações são resultado da audiência pública realizada em Santarém com a presença do Ministério Público, onde cobrou-se a continuidade dos trabalhos iniciados no ano passado e que até agora estavam paralizados. Tem-se notícia da vinda de 6 técnicos, que inclusive já tem alojamento em nossa cidade. O atendimento provavelmente será realizado na Prefeitura Municipal.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PRESIDENTE REDUZ ÁREA DA FLORESTA NACIONAL BOM FUTURO EM RONDÔNIA E RENOVA A ESPERANÇA DE PRODUTORES PROGRESSENSES

O Presidente Lula sancionou no último dia 11 de junho a Lei 12249/10 que reduz em aproximadamente 65% a área da Floresta Nacional Bom Futuro em Rondônia, passando de 280.000 hectares para 97.357 hectares. Essa medida vai de encontro às aspirações dos produtores rurais da FLONA JAMANXIM em Novo Progresso, área em que a reserva foi criada sem analisar que ali viviam pessoas já há vários anos. A luta dos produtores já perdura por vários anos, porém com poucos avanços. Com essa medida do Presidente, a esperança dos produtores locais é reforçada. Para ler o texto da Lei 12249/10 na íntegra, clique aqui e veja os artigos 113 e 114.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Foto: Dinha Flores
Fogueira ecologicamente correta nas festas juninas de Novo Progresso.
Na semana passada, aproveitando a ida à Santarém, eu e alguns representantes da Prefeitura de Novo Progresso participamos da Audiência Pública realizada pelo Ministério Público Federal - PA e o Programa Terra Legal (MDA). Foram debatidos vários assuntos ligados à regularização fundiária na Amazônia e a atuação do Programa Terra Legal, onde várias pessoas se manifestarm descontentes com a lentidão do processo. No que diz respeito à Novo Progresso, está prevista a vinda de uma equipe nos próximos dias para a entrega de aproximadamente 50 novos títulos de propriedade, mas que ainda não se tem a relação dos beneficiados. Segundo o próprio Coordenador Geral do Programa TErra Legal, o Sr. Carlos Guedes, o processo deve ter continuidade a partir do mês de julho de 2010 em nosso Município.

Foto: Dinha Flores
Coordenador Geral do Programa Terra Legal, Sr. Carlos Guedes.

DESCULPEM MINHA AUSÊNCIA...

Desculpem minha ausência por esses dias, a internet estava péssima e estive envolvida com o Concurso do INCRA, estudando um pouco. Infelizmente o Instituto CETRO é uma instituição muito desorganizada e o concurso foi um fiasco total! Provavelmente será cancelado. Na escola em que tentamos fazer a prova deu até polícia, tamanha a confusão criada... gabaritos com os cargos trocados, fiscais perdidos e a coordenação pior ainda.
Agora o jeito é aguardar para ver o que acontece e se for o caso, estudar novamente.
Mas valeu a pena por ter sido em Santarém. Gosto muito de morar em Novo Progresso, mas Santarém é muito bom de ser visitada, principalmente pela gastronomia e pelos lugares lindíssimos que possui, como este na Praia do Pindobal em Belterra.
Foto: Dinha Flores