quinta-feira, 30 de junho de 2011

30 DE JUNHO

Pois é...

Chegamos ao final do primeiro semestre do ano. Como passou rápido.

E vamos firmes e fortes para os próximos seis!

PROJETO "MUNICÍPIOS VERDES"


Foto: Dinha Flores
Representantes das entidades que apresentaram o Projeto "Municípios Verdes" (da esquerda para a direita): Carmem Antonieta da Silva e Marcelo Nazier, ambos da SEMA/PA; Francisco Fonseca (TNC); Ricardo Faccin (Vice-prefeito de Novo Progresso); Madalena Hoffmann (Prefeita de Novo Progresso); Fábio Niedermayer (TNC, coordenador do projeto em Paragominas); Frank Pantoja (TNC, coordenador do projeto em Santarém e posteriormente irá colaborar com o projeto em Novo Progresso); Lúcio Mauro Castro (Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas) e Jayne Guiumarães (IMAZON). 

INFÂNCIA...

Quando eu era crianca não tive blackberry, iphone, nem Wii, nem Play,muito menos Xbox.
Eu brincava de queimada, bolinha de gude, pipa,esconde esconde, tomava banho no tanque, chupava geladinho.
Só ia pra casa quando escurecia. Minha mãe não me ligava no celular, só gritava: PRA DENTRO!
Jogava com os amigos descalça na terra e não existia esse tal de gel antibacteriano! Que infância boa!
Assistia Xuxa,He man, Gato Félix, e ia pra cama morta e ficava conversando com meu irmão sobre o que compraríamos se a gente trabalhasse e ganhasse dinheiro…
Se identificou ? Se você já tomou água da mangueira e mesmo assim sobreviveu! Compartilhe!

SEMINÁRIO "NOVO PROGRESSO MUNICÍPIO VERDE" FOI UM SUCESSO

O Seminário "Novo Progresso Município Verde" realizado ontem, 29 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores foi um sucesso. Com a presença maciça de representantes das entidades do município, a TNC (The Naturre Conservancy), o IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a SEMA/PA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e o Sindicato de Paragominas expuseram as vantagens de um município aderir ao programa estadual "Municípios Verdes". Para aqueles que estavam ainda desconfiados do programa, foi o momento de tirar todas as dúvidas e ter a certeza de que este é o caminho para o futuro da nossa cidade. 
Após o Seminário, já no período da tarde, os parceiros reuniram-se com a prefeita para combinar como o processo deve ser encaminhado de agora em diante. O próximo passo será a assinatura do Termo de Cooperação entre a prefeitura e as entidades parceiras e a instalação de um escritório de apoio para a condução dos trabalhos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

SEMINÁRIO NOVO PROGRESSO MUNICÍPIO VERDE

Acontecerá no próximo dia 29 de junho de 2011 nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores o Seminário "Novo Progresso Município Verde" que contará com a presença de representantes da TNC (The Nature Conservancy), IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), SEMA-PA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas. Neste seminário pretende-se apresentar à população as alternativas para levar à regularização ambiental do município, tirando-o da lista dos maiores desmatadores da Amazônia, problema este que tem afetado significativamente nossa cidade durante vários anos.
O início do Seminário está previsto para as 08:00 horas da manhã.







segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Pecuária Sustentável

Ao longo de séculos a pecuária se tornou uma grande vilã do meio ambiente. E com justa razão! A degradação das pastagens sempre foi e ainda é a principal causa da desertificação que avança em diversas regiões do mundo. A formação de pastagens sempre foi o principal motivo para a derrubada das florestas, principalmente da Região Amazônica, para onde a pecuária brasileira tem se transferido fortemente nas últimas décadas. Um ciclo vicioso se instaurou: as matas são derrubadas para dar lugar às pastagens, que mal manejadas se degradam, diminuindo a capacidade de suporte, gerando necessidade de novos desmatamentos. Com isto, grandes áreas ocupadas por pastagens estão hoje abandonadas ou subutilizadas. A culpa, porém, não está nos animais, mas no sistema de manejo empregado. O sistema de manejo ainda mais utilizado no Brasil é o pastoreio contínuo, que além de proporcionar uma baixíssima produtividade, é a principal causa da degradação das pastagens.
Neste sistema os animais herbívoros, principalmente os bovinos, se tornam verdadeiros predadores da pastagem e na seqüência, do solo e do meio ambiente como um todo.
A transformação da pecuária de vilã em aliada do meio ambiente está ocorrendo onde o pastoreio contínuo é substituído pelo Manejo Sustentável das Pastagens. Este manejo se fundamenta na rotação racional das pastagens, que proporciona às pastagens duas condições indispensáveis à sua máxima produtividade e sustentabilidade: o repouso necessário para que se desenvolva, sem agressões pelos animais, até seu ponto ótimo de colheita; e um curto período de ocupação, que impede que as forrageiras tenham a brotação nova colhida antes da hora, diminuindo também as perdas de forragem e a compactação do solo pelo pisoteio, que é drasticamente reduzido.
Jurandir Melado (*)
(*) Jurandir Melado é Eng. Agrônomo e consultor em Manejo Sustentável de Pastagens. Esteve em Novo Progresso fazendo palestra na Câmara de Vereadores trazido pela APRONOP, comerciantes  de produtos agropecuários e produtores rurais.
jurandir@fazendaecologica.com.br - www.fazendaecologica.com.br

Professor Jurandir Melado e Dinha Flores.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

REALIDADE DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA EM MAIO/2011

EXPLICACÃO,

O desmatamento na Amazônia cresceu 72 por cento em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado.
De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a floresta perdeu 165 quilômetros quadrados no mês passado.
O Pará liderou o desmatamento em maio, de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, respondendo por 39 por cento da destruição florestal registrada no período.

Em seguida vieram Mato Grosso (25 por cento), Rondônia (21 por cento), Amazonas (12 por cento), Tocantins (2,5 por cento) e Acre (0,1 por cento). O Imazon não analisou a área da Amazônia Legal localizada no Maranhão.

Segundo a pesquisadora Sanae Hayashi, uma das autoras do levantamento, uma das explicações para a alta do desmatamento em maio é a menor cobertura de nuvens no Pará na comparação com abril, o que permitiu aos satélites detectar grandes áreas de desmatamento no Estado que não estavam visíveis no mês anterior.
O desmatamento nos Municípios de Altamira, Novo Progresso e Itaituba agora detectados são na sua maioria dos meses anteriores que não tinham sido detectados pela presença de nuvens.
SAD-Abril/2011 IMAZON
Em abril de 2011, foi possível monitorar com o SAD somente 31% da área florestal na Amazônia Legal. Os outros 69% do território estavam cobertos por nuvens o que dificultou o monitoramento principalmente no Pará, Amazonas e Amapá.
Esses estados tiveram mais de 70% do território florestal coberto por nuvens. Devido isso os dados de desmatamento desses Estados podem estar subestimados em abril de 2011. O período de dezembro a abril se caracteriza como um período chuvoso na região amazônica com bastante nuvens, o que torna difícil o monitoramento do desmatamento através de imagens de satélite.
Nas imagens abaixo é possível verificar a diferença da cobertura de nuvens:
Cobertura de nuvens em abril de 2011 (IMAZON/SAD). 
Cobertura de nuvens em Maio de 2011 (IMAZON/SAD)


FRASE II

"É preciso reconhecer que passamos quase 30 anos sem um trabalho de regularização fundiária massiva na região amazônica. Durante todo esse período, vivemos a lógica da colonização, que criou esse caos fundiário que temos hoje." Declaração de Shirley Anny Abreu do Nascimento, coordenadora do programa Terra Legal, do MDA referindo-se à falta de regularização fundiária na Região Amazônica e os problemas por ela acarretados.
Texto na íntegra: Amazônia.org (acesse aqui). 

terça-feira, 21 de junho de 2011

FRASE


"Isso atrasou muito nosso trabalho.  No Mato Grosso, por exemplo, a situação é complicada, tem cinco andares de títulos", afirma a coordenadora do Terra Legal Shirley Anny Abreu do Nascimento referindo-se à sobreposição de títulos de terra que ocorre na Amazônia.
Texto na íntegra: Amazônia.org (acesse aqui).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

IMAZON DIVULGA DADOS DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL EM MAIO DE 2011

Em maio de 2011, o SAD detectou 165 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 72% em relação a maio de 2010, quando o desmatamento somou 96 quilômetros quadrados. Desse total 39% ocorreu no Pará, seguido por Mato Grosso (25%) e Rondônia (21%). O restante ocorreu no Amazonas (12%), Tocantins (2,5%) e Acre (0,1%).
O desmatamento acumulado no período de agosto de 2010 a maio de 2011, correspondendo aos dez primeiros meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 1.435 quilômetros quadrados. Houve um aumento de 24% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010) quando o desmatamento somou 1.161 quilômetros quadrados
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 248 quilômetros quadrados em maio de 2011. Desse total, 42% ocorreu em Mato Grosso seguido pelo Pará (27%), Rondônia (22%), Amazonas (7%), Tocantins (1,5%), e Acre (0,5%).
A degradação florestal acumulada no período de agosto de 2010 a maio de 2011 totalizou 6.081 quilômetros quadrados. Em relação ao período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010) houve aumento expressivo (363%) quando a degradação florestal somou 1.312 quilômetros quadrados.
Em maio de 2011, o desmatamento detectado pelo SAD comprometeu 2,8 milhões de toneladas de CO2 equivalente o que representa um aumento de 55,6% em relação a maio de 2010. No acumulado do período (agosto 2010 - maio 2011) o desmatamento comprometeu 83,9 milhões de toneladas de C02 equivalentes e representou um aumento de 10% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010).
Desmatamento e Degradação Florestal em Maio de 2011 na Amazônia Legal (Fonte: IMAZON/SAD)
Fonte: Dados do IMAZON.

NOVO PROGRESSO É O 4º MAIOR DESMATADOR DA AMAZÔNIA EM MAIO DE 2011

Dados publicados no Boletim TRANSPARÊNCIA FLORESTAL de maio de 2011 apontam que Novo Progresso continua na lista dos maiores desmatadores da Amazônia no referido mês, ocupando a quarta posição. O mesmo documento aponta um aumento no percentual de desmatamento total de 72% em relação ao mês de maio de 2010.
Municípios mais desmatados na Amazônia Legal em Maio de 2011 (Fonte: IMAZON/SAD)
 

DESMATAMENTO NOS ASSENTAMENTOS AMAZÔNICOS EM MAIO DE 2011

O desmatamento em áreas de assentamento atingiram apenas 19 quilômetros quadrados em maio de 2011 segundo dados do Boletim Transparência Florestal do IMAZON. O assentamento Terra Nossa (Altamira/PA) ficou em terceiro lugar no ranking dos maiores desmatadores.
Assentamentos da Reforma Agrária mais dematados em Maio de 2011 (Fonte: IMAZON/SAD)
Para ler o dacumento na íntegra, acesse aqui.

DADOS DO DESMATAMENTO EM ÁREAS PROTEGIDAS

O IMAZON detectou desmatamentos em áreas protegidas. As FLONAS do Jamanxin e de Altamira ficarm em segundo e terceiro lugar respectivamente no ranking de maiores desmatadores.

Unidades de Conservação mais desmatadas em Maio de 2011 (Fonte: IMAZON/SAD)


Para maiores informações, leia o documento na íntegra aqui.

GOVERNO LANÇARÁ "MUNICÍPIOS VERDES" NA REGIÃO

Os secretários estaduais Sidney Rosa (Projetos Estratégicos) e Tereza Cativo (Meio Ambiente) farão o lançamento do programa Municípios Verdes, de valorização do meio-ambiente, para a região do Baixo Amazonas, na próxima terça-feira (21) em Santarém, durante as atividades do governador Simão Jatene no município.
O evento, que comemora também o aniversário de Santarém, contará com a presença da população, de produtores rurais e empresariado local.
O lançamento do programa será no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), às 14h30.
Fonte: Blog do Jeso

VIVA O AGORA

Você é daquelas pessoas que sempre guardam a melhor louça, o melhor vinho, a melhor roupa de cama para um momento especial? Sempre fica esperando o momento certo pra usar o sapato novo, a maquiagem exclusiva ou o brinco caro? Saiba que o momento especial é agora.
Eu tenho uma filosofia de vida que quero compartilhar com vocês. Não acho que é a única, a melhor ou a certa, mas é o jeito que gosto de encarar as coisas. Eu nunca espero nenhuma ocasião especial para usar nada. Todo dia aqui em casa a gente usa o melhor jogo de talher, o conjunto caro de porcelana, as taças bonitas de vinho. Nos não casamos na igreja, nem no cartório, então não tivemos festa ou presentinhos, compramos tudo aos poucos, com nosso próprio dinheiro, e valorizamos isso. Então todo dia é dia de usar o que temos de melhor, porque todos nos merecemos o melhor.
Por que a gente espera a visita de algum parente pra tirar do armário aquela toalha bordada? Você merece. Use sempre. Use todo dia. Se dê esse prazer.
Muitas vezes vejo as pessoas falando: ah, vocês que sabem aproveitar a vida. E isso tudo porque fazemos um fondue no meio da semana. Mas todo mundo pode fazer isso. Se estou com vontade, dou uma corrida no mercado, compro uma caixinha de fondue de queijo pronto, uns frios, um vinho, mando SMS pro marido: corre que hoje a janta é especial.
Acendo todas as minhas velas quando meus amigos vem aqui ou em um simples jantar a dois, nem que seja pizza. Aliás, é dia de pizza? Porque a gente no abre aquele vinho bom que compramos? Aqui todo dia é dia de ser feliz e aproveitar a vida.
Tome os seus melhores vinhos, use suas melhores roupas, passe seu melhor batom, faça um jantar especial no meio da semana.
Todo dia é especial.

Texto: Cinthya Rachel (http://www.cinthyarachel.com/)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SER DEPOSITÁRIO, O QUE É ISSO?

A palavra depositário é originária do vocábulo latim "deponere" e designa pessoa a quem se entrega ou a quem se confia alguma coisa, em depósito. Há três vertentes para a origem de sua figura. a) do contrato, previsto no Código Civil (arts. 1265 e segs) b) da lei, como no caso do depósito necessário previsto nos arts. 1282, I e II da Lei Civil ou mesmo o do Decreto 911/67, em relação à alienação fiduciária c) de ato judicial, quando o depositário assume um encargo que lhe é deferido pelo Poder Judiciário, responsabilizando-se, como longa manus da Justiça, a guardar o bem até que, por ordem judicial, lhe seja solicitado.(neste caso é a que se aplica). O depositário tem por obrigação legal guardar e conservar o bem penhorado e no desempenho natural desta atividade, deverá empregar o maior dos zelos. Ele não possui disponibilidade jurídica da coisa, pois o domínio pertence ao executado, assim, deve sempre aguardar as determinações do Juízo. A guarda dos bens será feita não mais como proprietário dos mesmos, mas sim com o encargo de depositário. O depósito judicial não pode ser imposto a determinada pessoa sem que esta aceite livremente o encargo, exatamente, pelos efeitos que poderá produzir, por ser indelegável e personalíssima.

NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO

O blog foi informado agora a pouco, que o Dr. Joviano José de Almeida, que teve seu rebanho bovino apreendido pela Operação Disparada realizada pelo IBAMA a alguns dias em Novo Progresso, foi nomeado pela Justiça Federal como fiel depositário destes bens. Com isso, ele será o responsável pelo rebanho, que continua na propriedade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Município trabalha para sair da lista negra dos que mais cortam árvores

Em solenidade realizada no final de semana, o município de Ulianópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, assinou o pacto pelo desmatamento zero na Amazônia e pela regularização ambiental. Com a iniciativa, Ulianópolis dá o primeiro passo para sair da lista dos municípios campeões em desmatamento na região, a exemplo de Paragominas, que deixou a lista negra no ano passado. O seminário, que também serviu para apresentar o projeto "Município Verde", originário de Paragominas, aconteceu na manhã de sexta-feira, 10, no Centro de Convenções "Suely Xavier Soares".
Durante o evento, foram expostos os benefícios e desafios da Gestão Socioambiental Municipal, em uma uma palestra feita pelo pesquisador do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Paulo Amaral. Além do prefeito Jonas dos Santos Souza e do secretário de Meio Ambiente, Paulo César Fachethi, também assinaram o documento representantes da sociedade civil, órgãos governamentais, empresários e comerciantes. Também participaram do encontro lideranças do setor produtivo, sindicatos de produtores e de trabalhadores rurais, representantes das igrejas evangélica e católica. A gerente de Planejamento Ambiental da Sema, Iolene Azevedo, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio, participaram do lançamento, junto com Paulo Amaral, do Imazon.
Na oportunidade o prefeito de Ulianópolis, Jonas Santos, disse que a assinatura do pacto é muito importante para que o município saia do embargo do Ministério do Meio Ambiente. "No início de 2008, a questão veio à tona, com a divulgação do nome do nosso município na lista dos 36 que mais desmataram no País. Estamos trabalahando para mudar esse triste quadro", enfatizou o gestor, ressaltando que Ulianópolis está suscitando debates acerca da mudança necessária de paradigma da economia, assentada na exploração dos recursos naturais, em particular pela extração de madeira e a agropecuária.
Fonte: Amazônia.org/ O Liberal - Evandro Corrêa

LUAR AMAZÔNICO (E COM ECLIPSE)


Consegui captar o finalzinho do eclipse da lua que aconteceu agorinha...
Fascinante! (Foto: Dinha Flores)

MÉDICO NA BEIRA DO RIO, SIM SENHOR.

Reportagem do Jornal do Commercio sobre o Projeto Saúde e Alegria.

Médico na beira do rio, sim senhor
Equipe do projeto Saúde e Alegria usa técnicas circenses para conscientizar ribeirinhos sobre cuidados de higiene e saneamento. Em barco-hospital, realiza de consultas a cirurgias
“Saúde, alegria do corpo. Alegria, saúde da alma”, brada o palhaço do Gran Circo Mocorongo, anunciando que hoje tem espetáculo, sim senhor, em alguma das comunidades longínquas da Amazônia. A trupe que salta do barco-hospital Abaré (amigo cuidador, em Tupi) não tem nada de convencional. É formada por médicos, agrônomos, educadores, dentistas e enfermeiros travestidos de artistas circenses. Em terra, eles se juntam aos ribeirinhos para dar um show de criatividade no enfrentamento de problemas clínicos, sanitários e sociais da região.
Através de performances teatrais, contação de histórias, música e dinâmicas de grupo, a população aprende a tomar cuidados básicos. As informações vão da higiene pessoal, saneamento e importância da vacinação ao modo de preparo do soro caseiro e como evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O humor é a principal ferramenta de mobilização usada pela equipe do Projeto Saúde e Alegria (PSA), que atua desde 1987 no baixo e médio Amazonas, no Oeste do Pará. Nesse pedaço isolado do Brasil, as longas distâncias e as dificuldades de comunicação fazem com que doenças simples tornem-se graves. “Ver uma criança morrer de um mal incurável é triste, mas vê-la morrer de uma diarreia é inaceitável”, diz o médico Eugênio Scannavino Neto, fundador do PSA.
Navegando contra a corrente das dificuldades, o projeto implantou um sistema itinerante de atenção à saúde adaptado à realidade local. “Construímos um modelo ativo em que o médico vai ao paciente e retorna regularmente a cada 40 dias”, explica o coordenador geral da ONG e irmão de Eugênio, Caetano Scannavino. Segundo ele, em paralelo ao atendimento, as atividades lúdicas cumprem a função preventiva do projeto. Isso inclui a sensibilização para a melhoria da estrutura das comunidades. A começar pelo saneamento. “Promovemos a filtragem e cloração da água, bem como a construção de sistemas de encanamento e distribuição de pedras sanitárias para tapar as fossas”, detalha.
Cerca de 15 mil pessoas em 73 comunidades nas margens do Rio Tapajós são atendidas no Abaré. O barco é equipado para realizar consultas médicas e odontológicas, exames, imunização e até pequenas cirurgias. “Antes, a gente precisava se descolar por um trajeto muito grande e perigoso para se tratar. Agora, as pessoas se sentem amparadas, porque sabem que o Abaré vai passar. A mortalidade infantil diminuiu, e muito”, conta o agente comunitário de saúde e um dos parceiros de primeira hora do PSA, Djalma Moreira Lima, 47 anos, morador de Suruacá, nas proximidades de Santarém.

Impactos
50% foi a redução da mortalidade infantil
96,5% das crianças estão vacinadas, contra 83,3% no Pará.
2% dos menores de dois anos ainda estão desnutridos, contra 5% no PA.
98% das gestantes fazem pré-natal, já a média paraense é de 73%.

A notória melhoria das condições de vida da população ribeirinha levou o Ministério da Saúde a converter a experiência do PSA em política pública inédita. Desde agosto do ano passado, municípios de toda a região amazônica e do Pantanal podem utilizar recursos públicos para implantar Unidades de Saúde da Família Fluviais. E assim o Abaré se tornou em dezembro o primeiro barco-hospital oficial do País, bancado com recursos federais, em parceria com a prefeitura de Santarém. “Agora, ele já opera pelo SUS. Até então, tínhamos que captar recursos para todo o custeio”, diz Caetano.
Com o poder público assumindo a sua responsabilidade, o PSA já planeja para este ano a viabilização de um segundo barco, que percorrerá as comunidades às margens do Rio Arapiuns.

ARTICULAÇÃO
Apesar de estar na origem do PSA, a saúde é apenas uma das etapas do trabalho da ONG. “Percebemos que era preciso inseri-la dentro de um programa maior de desenvolvimento comunitário, que envolve geração de renda, educação, comunicação e organização política”, explica Caetano.
Para cada uma dessas áreas, existem iniciativas específicas. É o caso da Rede Mocoronga (denominação de quem nasce em Santarém), formada por grupos de jovens treinados para atuar como repórteres comunitários. Eles produzem programas de rádio, jornais, vídeos e blogs que divulgam temas de interesse local e possibilitam a troca de informações com o mundo externo.
“Vimos que não dependíamos dos grandes meios para falar dos nossos problemas e dar visibilidade a eles. O mais bacana é poder divulgar a nossa visão das coisas e a nossa cultura”, resume Mônica de Almeida, 22, que não por acaso decidiu fazer faculdade de jornalismo.
A Rede Mocoronga ainda contribui para a difusão das campanhas educativas e para as ações complementares à escola. “Precisamos proporcionar alternativas de formação, porque 47,5% da população é menor de 15 anos e só 7,5% tem acesso ao ensino médio completo”, diz Caetano.
De acordo com ele, outra frente importante de trabalho é a inclusão digital, via implantação de telecentros movidos a energia solar e torres 3G. “Onde há difícil acesso, a tecnologia é mais essencial. Ela permite a notificação de acontecimentos para que o socorro seja providenciado em ambulanchas e viabilizará programas futuros de educação a distância, telemedicina e comércio online.”

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Numa região onde a exploração madeireira e a expansão do agronegócio aumentaram o desmatamento, a grilagem de terra e os conflitos socais, a tecnologia ajuda os ribeirinhos, ainda, a mapear e gerir seu território. “O laboratório de geoprocessamento tem impactado na regularização das terras e no ordenamento fundiário por parte do governo. Esse é um pré-requisito fundamental para saber onde e como se pode investir”, esclarece Caetano.
Isso porque fornecer alternativas de geração de renda para a população ribeirinha também faz parte dos planos do Saúde e Alegria. Nesse campo, as ações são focadas em qualificação de pessoal e construção de infraestrutura receptiva para o ecoturismo, além de apoio à comercialização do artesanato de cestaria típico da região.
Juntando todas as ações, o PSA atua em 150 comunidades, englobando mais de 30 mil pessoas, cobertura que deverá ser ampliada em 2011 para mais 70 comunidades. “Criamos uma série de modelos de ações sociais para o contexto amazônico. Por isso, estamos sendo requisitados para levá-los a outras áreas”, orgulha-se Caetano, com saúde e alegria.

domingo, 12 de junho de 2011

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

Iniciou neste fim de semana no Município de Novo Progresso o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental. O curso é oferecido pela FASIPE (Faculdade de Sinop) e terá duração de 17 meses. Esse curso vem de encontro aos novos rumos que o Município vem tomando em relação à questão ambiental, pois os profissionais terão um bom campo de trabalho e poderão acompanhar de perto estas transformações que virão a ocorrer num futuro próximo em nossa cidade.

SEMINÁRIO NOVO PROGRESSO MUNICÍPIO VERDE E NOTÍCIA EM PARAGOMINAS

A intenção de transformar Novo Progreso no mais novo Município Verde do Pará foi noticiado nos seguintes veículos de informação: Blog Notícias de Paragominas e Região, Blog Oficial de Paragominas e no Sempre Notícia.
Para ver as matérias, acesse aqui, aqui e aqui.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PRESIDENTA ADIA DECRETO QUE PUNE DESMATADOR

O governo [Dilma Rousseff] decidiu prorrogar, mais uma vez, por seis meses o decreto que suspende os efeitos da lei de crimes ambientais, que vence sábado.
O texto impede multas e sanções aos produtores que não estejam cumprindo o Código Florestal em suas fazendas.
A informação foi confirmada à Folha pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). A expectativa é de que a prorrogação seja publicada nesta sexta-feira no “Diário Oficial” da União.
“Acertei com a presidenta [Dilma Rousseff] que o decreto vai ser prorrogado por seis meses”, disse Jucá.
O líder do governo reuniu assinaturas de todos os líderes da base aliada no Senado reivindicando a prorrogação e entregou para a presidente. A justificativa é que o Senado precisa de tempo para analisar a nova reforma do Código Florestal, que começou a tramitar na semana passada na Casa.
Leia também:
Cidade que ser referência verde da BR-163.

Blog do Jeso, com informações da Folha online.

COMENTÁRIO NO BLOG DO JESO

De Novo Progresso, o leitor Lincoln comenta o post Cidade quer ser referência verde da BR-163:
Novo Progresso tem evoluído.
Está convidado e deverá participar do seminário o doutor Daniel César Azeredo Avelino, procurador da República no Pará. O MPF tem contribuído de forma significativa com a resolução das questões ambientais no Pará.
Quando se lançou a idéia de, junto de com o Imazon e a TNC, realizar esse seminário em nossa cidade um certo indivíduo chegou a ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores para ameaçar, dizendo que iria expulsar essas ONGs e, acreditem, queimar suas caminhonetes.
Esse é pensamento de quem lucra com a destruição passa a ser repetido por ruralistas que na maioria são desinformados ou que recebem a informação distorcida pelos que tem lucro imediato com a destruição ou por quem é patrocinado por quem tem lucro imediato com a destruição.
Esse pensamento retrógado e descabido não predomina em Novo Progresso. A falta de informação ou a informação distorcida por quem na verdade vive do “QUANTO PIOR MELHOR” não mais prevalece.
No blog do jeso (http://www.jesocarneiro.com.br)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESTAMOS NO BLOG DO JESO

Jeso publicou matéria sobre o Seminário Novo Progresso Município Verde que será realizado no próximo dia 29 de junho com a presença do TNC e do IMAZON. Confere:

CIDADE QUER SER REFERÊNCIA VERDE DA BR-163


Em plena marcha na cidade de Novo Progresso, a ideia de transformar o município numa espécie de Paragominas da BR-163 (Santarém-Cuiabá).
Ou seja, incluí-lo no programa Municípios Verdes e, assim, acabar com estigma de terra sem lei no que tange à preservação do meio ambiente, que tem causado enormes prejuízos à economia local.
No próximo dia 29, haverá um seminário na cidade cuja pauta aponta nesta direção (Novo Progresso, Município Verde).
Leia mais informações em Desafios para o futuro, no blog de Dinha Flores.
Fonte: Blog do Jeso (http://www.jesocarneiro.com.br)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

QUANDO A VERDADE CAUSA SILÊNCIO...

Na última reunião do Conselho Municipal de Agricultura (03/06/2011), criou-se uma grande polêmica em relação ao Cadastro Ambiental Rural, o CAR. É uma grande infelicidade quando as pessoas são desinformadas e por isso dão créditos à pessoas que se aproveitam desta situação para querer subestimar e até mesmo enganar. Mas ainda bem que se inventou a internet e que as informações estçao disponíveis para quem quiser ver e constatar a verdade dos fatos.
Digo isto porque depois que se mostrou o seguinte decreto na referida reunição, todos os argumentos contrários caíram por terra. Vamos à verdade:

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA Nº 138, DE 20 DE ABRIL DE 2011
Dispõe sobre os requisitos de 2011 para que os municípios listados pelas Portarias nº 28, de 24 de Janeiro de 2008, nº 102, de 24 de março de 2009, e nº 66, de 24 de março de 2010, todas do Ministério do Meio Ambiente, passem a integrar a lista de municípios com desmatamento monitorado e sob controle.
A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 14 do Decreto no 6.321, de 21 de dezembro de 2007, resolve:

Art. 1o Ficam estabelecidos os requisitos que vigorarão no ano de 2011, para que os municípios localizados no bioma Amazônia possam ser considerados com desmatamento monitorado e sob controle:
I - possuam 80% (oitenta por cento) de seu território, excetuadas as unidades de conservação de domínio público e terras indígenas homologadas, com imóveis rurais devidamente monitorados por meio de Cadastro Ambiental Rural-CAR;
II - o desmatamento ocorrido no ano de 2010 tenha sido igual ou menor que 40 km2; e
III - a média do desmatamento dos períodos de 2008-09 e 2009-10 tenha sido igual ou inferior a 60% em relação à média do período de 2005-06, 2006-07 e 2007-08.

Parágrafo único. Entende-se por Cadastro Ambiental Rural CAR o registro eletrônico dos imóveis rurais junto aos órgãos estaduais de meio ambiente, de acordo com o que dispuser a legislação estadual, por meio do georreferenciamento de sua área total, delimitando as Áreas de Preservação Permanente e a Reserva Legal localizadas em seu interior, para fins de monitoramento, controle, planejamento e adequação ambientais do imóvel rural.
Art. 2o Para que o município seja excluído da lista de municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento ilegal, de que tratam as Portarias nos 28, de 24 de janeiro de 2008, republicada no Diário Oficial da União de 28 de janeiro de 2008, Seção 1, página 119, com o acréscimo dado pela Portaria no 102, de 24 de março de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 25 de março de 2009, Seção 1, páginas 43 e 66, de 24 de março de 2010, é necessário que cumpra, cumulativamente, os requisitos a que se refere o art. 1o desta Portaria.
Art. 3o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
IZABELLA TEIXEIRA

Para conferir o texto na íntegra, clique aqui.

MUNICÍPIO VERDE, O QUE É?

Entre 2007 e 2008, o governo federal lançou uma série de medidas que foram decisivas para o combate ao desmatamento na Amazônia. Essas medidas (o decreto 6.321 e seus atos administrativos) municipalizaram o combate ao desmatamento, restringiram o crédito a produtores irregulares, responsabilizaram toda a cadeia produtiva por desmatamentos ilegais e disponibilizaram à sociedade a lista dos infratores e a dos municípios críticos do desmatamento, que até 2010 já somavam 43. Eles sofreram maiores restrições para acessar crédito, e seus produtores e empresas tiveram a imagem comercial negativamente afetada. Isso levou alguns municípios a buscarem um novo modelo de desenvolvimento. 
Paragominas, no Pará (2008), foi um dos primeiros municípios a implantar o conceito de “Município Verde”. Esta iniciativa permitiu a Paragominas a condição de ser o primeiro município a sair da lista de municípios críticos. Em abril de 2011, o município de Querência (Mato Grosso) foi o segundo a sair da lista. Como resultado, em abril de 2011, o número de municípios críticos caiu de 43 para 41. Paragominas foi mais adiante e começou a implantar também mudanças em sua base produtiva. Sua experiência no processo de transição de um modelo baseado em atividades predatórias para o sustentável tem atraído interesse de outros municípios da região, inclusive Novo Progresso, que agora está caminhando rumo à efetivação deste processo. 
Além disso, no Pará, sob a liderança do governo do Estado, foi criado, em março de 2011, o Programa Municípios Verdes (veja o decreto aqui). Esse programa tem como objetivos apoiar a redução do desmatamento e degradação florestal, promover uma nova economia rural com base na floresta e no uso intensivo da agropecuária e melhorar a governança local criando legalidade e sustentabilidade.
Um município verde desenvolve atividades produtivas sustentáveis com baixa emissão de carbono e alta responsabilidade social e ambiental. Na Amazônia, o município verde estimula a governança local para ampla gestão municipal do meio ambiente; o manejo florestal; a intensificação da agropecuária e do reflorestamento; o uso sustentável e a conservação das funções ecológicas das florestas e remanescentes; e a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Reserva Legal (ARL). Além disso, o município define e executa ações de monitoramento local das atividades produtivas e da pressão sobre a floresta como medida efetiva de combate ao desmatamento e promove a inserção de todos os produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Licenciamento Ambiental Rural (LAR). Com isso, ele cria bases para a segurança jurídica, o que permite atrair investimentos de qualidade.
As principais razões para um município ser verde são:
• Segurança jurídica. O cumprimento das leis ambientais garante tranquilidade ao produtor, que não sofrerá com sanções como multas e embargos econômicos.
• Valorização no mercado. Os consumidores têm optado por produtos com procedência socioambiental correta, e alguns países importadores têm restringido o comércio de produtos que reconhecidamente causam danos ao meio ambiente. No Brasil, grandes redes varejistas, como o Carrefour e o Pão-de-Açúcar, declararam que não comprarão mais produtos oriundos de desmatamento ilegal e de trabalho em condições análogas à de escravo. Além disso, alguns frigoríficos (como o JBS e o
Marfrig) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo -se a comprar apenas de fornecedores regulares ambientalmente.
• Atração de investidores. Ser um município verde é um diferencial de mercado e pode atrair bons investimentos, pois há maior segurança jurídica para os investidores.
• Mais crédito, fomento e assistência técnica. O governo federal, mediante a uma mudança de postura do município em relação às questões ambientais e sociais, tem priorizado o acesso ao crédito, fomento e assistência técnica rural.
Para se tornar um município verde é preciso reduzir o desmatamento (conter a abertura de áreas florestadas e estimular sua conservação), cumprir com a legislação social e ambiental e incentivar a recuperação de áreas degradadas, a intensificação do uso de áreas já abertas (melhoramento da produtividade agropecuária) e o manejo de floresta nativa.

Fonte: Municípios Verdes: caminhos para a sustentabilidade / Jayne Guimarães; Adalberto
Veríssimo; Paulo Amaral; Adnan Demachki – Belém, PA: Imazon, 2011.

DECRETO Nº 6.321, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2007.

Dispõe sobre ações relativas à prevenção, monitoramento e controle de desmatamento no Bioma Amazônia, bem como altera e acresce dispositivos ao Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Este Decreto estabelece, no Bioma Amazônia, ações relativas à proteção de áreas ameaçadas de degradação e à racionalização do uso do solo, de forma a prevenir, monitorar e controlar o desmatamento ilegal.
Para ler o decreto na íntegra, clique aqui.

BELEZA SINGULAR

Um ótimo dia a todos!!! (Foto: Dinha Flores)

domingo, 5 de junho de 2011

DESAFIOS PARA O FUTURO

Instituições e Poder Executivo em reunião na Prefeitura Municipal de Novo Progresso
Na última sexta-feira, 03 de junho, foi realizada na Prefeitura Municipal de Novo Progresso a reunião  com várias instituições para esclarecer pontos polêmicos gerados na última reunião dos Conselho Municipal de Agricultura e para comunicar a data de realização do Seminário NOVO PROGRESSO MUNICÍPIO VERDE que ficou marcado para o dia 29 de junho de 2011. A reunião foi bastante produtiva visto que as pessoas presentes puderam entender que é necessário que o Município receba ajuda de instituições renomadas como a TNC (The Nature Conservancy) e o IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) para poder implantar o Programa Município Verde e se livrar do estigma de maior desmatador da Amazônia.
Esta reunião também foi realizada para que as pessoas tenham uma outra visão em relação às declarações feitas pelo Presidente do SIPRUNP (Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso) o Sr. Agamenon Menezes, que atacou injustamente nas mídias locais e também na Câmara de Vereadores a comitiva que foi à Belém em busca das soluções ambientais para o município. O mesmo entrou inclusive em contradição em relação ao assunto, visto que declarou na reunião que já havia entrado em contato com a TNC, para que viessem ao município, fato este que causou estranheza aos presentes, já que este foi o motivo das acusações por parte do mesmo, ameaçando inclusive de queimar os automóveis das instituições que viessem para cá, confira aqui, aqui, aqui e aqui.