quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O PARÁ É SURPREENDENTE!

Estou postando esta semana de uma cidade que acabei de conhecer: PARAGOMINAS.
A viagem foi longa, porém conheci muitos lugares do estado que antes só ouvia falar. Um  dos lugares que mais me chamou a atenção durante a vinda foi Tucuruí. Passar sobre a barragem e ver toda a enormidade de uma usina hidrelétrica foi muito interessante.

Também me chamou atenção as enormes plantações de Dendezeiros na região de Tomé-Açú. São quilômetros seguidos de plantação de uma cultura que acolhe o trabalho de pessoas de toda a região.



Em Paragominas fomos muito bem acolhidos pelo simpático Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, o Sr. Mauro Lúcio Costa, e posso dizer que este lugar passou e ainda passa por transformações muito positivas no sentido de proporcionar o bem estar de sua população. Esperamos poder levar estas experiências para Novo Progresso também.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

LÚCIO MAURO COSTA - PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS

Paragominas, a mais invejada da Amazônia

A Revista Exame, uma das mais conceituadas no ramo, publicou uma matéria que enche o ego da administração pública municipal, do presidente do Sindicato Rural e de todos nós, paragominenses natos ou adotados. A matéria chama a atenção para a gestão pública e de como Paragominas se transformou na cidade mais invejada do país, depois que saiu da lista negra do desmatamento.

Uma história contada em poucas palavras, mas que retrata aquilo que todos nós já sabemos de “cor e salteado”. Mas o que nos orgulha é saber que nossa cidade continua despertando o interesse nacional em todos os aspectos e continua ilustrando as páginas de jornais e revistas de renome nacional e internacional.
Depois de ler a matéria, sem partidarismo ou egocentrismo, é um momento para que todos nós, que aqui estamos acompanhando o desenvolvimento desta bela cidade do Pará, enchamos o peito de ar, peguemos uns nas mãos dos outros, coloquemos o gestor público na roda e gritemos todos juntos: “Uhuuuuuuuu, deu certo!”

Fonte: http://jorgequadros.com/
Quer ler a matéria na Revista Exame? Clica aqui.

Novo Progresso, em breve, também poderá estar neste patamar. É o que a sociedade espera!

PROFESSOR JURANDIR MELADO FAZ PALESTRA NA FAEPA


Reunião em andamento, com ênfase ao Presidente da FAEPA, Sr. Carlos Fernandes Xavier.
Neste dia 2 de agosto, aconteceu na sala VIP da FAEPA - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará a reunião para apresentação do Projeto de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira. Participaram da reunião, além do próprio presidente da FAEPA, Sr. Carlos Fernandes Xavier, técnicos da Embrapa, da Secretaria de Agricultura, do SEBRAE-PA , do SENAR-PA, além de representantes de Sindicatos de Produtores, de Laticínios (com destaque para o Laticínio Kakuri, do Sr. Eduardo Daher e de instituições financeiras, como o BASA e o Banco do Brasil.
Carlos Xavier falou entusiasticamente sobre o Projeto Preservar - Desmatamento Zero, uma ambiciosa iniciativa do setor produtivo, liderado pela FAEPA, que tem  como objetivo propor um novo modelo para o agronegócio baseado em tecnologias mais produtivas e sustentáveis, que conciliem a elevação da produção com a preservação da floresta nativa  a partir da otimização das áreas já antropizadas no Estado.
Professor Jurandir Melado palestrando sobre o Sistema Ecológico de Pastoreio.
O Professor Jurandir Melado, importante colaborador aqui do blog apresentou uma palestra sobre a intensificação racional da pecuária a campo, com base no Manejo de Pastagem Ecológica - Sistema Voisin Silvipastoril, que é uma das tecnologias elencadas para o projeto. Maiores informações podem ser acessadas em http://www.fazendaecologica.com.br/.
No ano passado o Professor Melado esteve em Novo Progresso à convite da APRONOP (Associação dos Produtores Rurais de Novo Progresso) onde realizou palestra sobre o Sistema Voisin. A idéia é tão boa que existem vários produtores no Município adotando esta prática. Está sendo planejado o retorno do especialista à nossa cidade para acompanhar estas propriedades e para nova palestra.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FÓRUM FUNDO VALE: UM NOVO MODELO DE PECUÁRIA PARA A AMAZÔNIA.

Será realizado em Paragominas/PA este importante evento sobre a Pecuária Sustentável no dia 17 de agosto, onde serão discutidas técnicas que serão propostas também para Novo Progresso. Assim, a participação de pessoas de nossa cidade neste evento é imprescindível. A realização é do Fundo Vale  em parceria com Dow AgroSciences, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (através do seu presidente o Sr. Mauro Lúcio Costa), IMAZON e TNC. Paulo Barreto, pesquisador Sênior do IMAZON será o mediador do evento.  Segue o convite e a programação (clique na imagem para ampliar):