quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O ESTADO DO TAPAJÓS PODERÁ NASCER MENOR

Os estados de Mato Grosso e Pará disputam na justiça cerca de dois milhões de hectares de terras, que são objeto de questionamento entre os dois desde a época das demarcações realizadas pelo Marechal Rondon. Estudos e levantamentos realizados pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro mostram que a região encontra-se na região do Rio Teles Pires, onde está o Salto das Sete Quedas.
O questionamento deve-se à uma demarcação equivocada de um marco pelo IBGE, contrariando a demarcação anterior realizada pelo Marechal Rondon, desbravador da região.
Caso a ação seja julgada a favor de Mato Grosso, territórios rurais dos municípios de Jacareacanga, Novo Progresso, Altamira, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e parte da Serra do Cachimbo seriam integrados à este Estado.
O diretor do Serviço Geográfico do Exército brasileiro em Brasília, general Pedro Ronald Vieira, já está com o relatório final sobre a área de divisa em mãos. Ele explicou que os trabalhos na divisa dos dois estados já foram feitos e ele vai aproveitar o feriado de Finados para estudar o documento e analisar se será preciso alguma correção ou alteração antes de entregá-lo ao ministro do STF, Marco Aurélio Mello. O prazo dado pelo STF para que o Exército entregue o relatório final vai até o dia 18 de novembro.

 
Fonte: Portal G1