quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PROPRIEDADE COM DESEMBARGO DO IBAMA JÁ É REALIDADE NO PARÁ


No último dia 21 de dezembro o Sr. Osmar Scaramussa, proprietário rural do município de Paragominas-PA recebeu das mãos do Superintendente do Ibama no Estado do Pará, Ségio Suzuki, documento desembargando sua área e a tornando livre para as atividades produtivas. Essa ação só foi possível após um longo trabalho que vem sendo realizado no município no sentido de regularizar ambientalmente as propriedades rurais, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o controle efetivo do desmatamento. Além disso a participação do município no Programa Municípios Verdes do Governo Estadual e o apoio do Ministério Público Federal, na pessoa do procurador Daniel César Azeredo, no sentido de fazer valer os acordos firmados tem sido determinantes para que tal benefício seja alcançado.
“Esse novo acordo entre governo e sociedade é mais um incentivo aos municípios e produtores que abraçaram a causa da sustentabilidade no Pará, é mais um passo para alcançarmos novos recordes de redução do desmatamento. É também uma importante ferramenta para a conquista de novos mercados para o setor agropecuário em uma sociedade cada vez mais atenta à qualidade e regularidade dos produtos que consome”, declara o procurado Daniel Azeredo.
Segundo o Sr. Justiniano Netto, secretários extraordinário de estado para coordenação do Programa Municípios Verdes, esta é a primeira de várias propriedades que serão desembargadas nos próximos dias.
O Município de Novo Progresso-PA tem buscado adequar suas propriedades à legislação ambiental, e espera que em breve suas propriedades rurais também sejam desembargadas.