quinta-feira, 30 de maio de 2013

A SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente ) coordenará plano de prevenção ao desmatamento em Novo Progresso


 A SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente ) coordenará plano de prevenção ao desmatamento em Novo Progresso.Participam também  Programa Municípios Verdes (PMV)  e o IMAZON. 

A SEMA e o PMV coordenam o PPCAD/PA, que tem como uma de suas principais ações a elaboração e implementação dos PPCADs Municipais ( Planos Municipais de Prevenção e Controle e Alternativas ao Desmatamento ).


A Coordenadoria de Ordenamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Programa Municípios Verdes (PMV), coordenará Planos Municipais de Prevenção e Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD) em 15 municípios do Estado do Pará. A metodologia de ação dos planos contará com pactos locais contra o desmatamento, em que se prevê instalação e funcionamento dos comitês/grupos locais e monitoramento e verificação em campo dos focos de desmatamento detectados.
O modelo de monitoramento dos resultados das ações de combate ao desmatamento foi discutido com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que ficará encarregado do envio do Boletim de Monitoramento à Sema, ao PMV e às prefeituras.
O extrato de edital para contratação de empresa especializada para elaboração dos planos municipais, publicado no Diário Oficial do Pará neste mês, lista os 15 municípios contemplados:
Cumaru do Norte,
Brasil Novo,
Novo Progresso(embargado),
Novo Repartimento,
Pacajá,
Rondon do Pará,
Santa Maria das Barreiras, 
Tailândia,
Dom Eliseu, 
Paragominas
Santana do Araguaia, 
Ulianópolis, 
Itaituba,
Goianésia do Pará, 
Almeirim.
Esses municípios estão divididos em “embargados”, “sob pressão”, “consolidados”; “base florestal” e “municípios verdes”. Dentre as principais atividades que a empresa contratada deverá executar estão a identificação das dinâmicas de desmatamento e sensibilização para formalização dos pactos; organização de evento e/ou audiência pública para formalização do pacto em cada um dos municípios; implantação do comitê local e definição das diretrizes e ações; apoio técnico às prefeituras e consolidação dos Planos Municipais de Combate ao Desmatamento de cada município.


Conforme a metodologia atual utilizada pelo PMV, e que tem como base os critérios do Ministério do Meio Ambiente, os municípios são classificados nas seguintes categorias:
Embargados (aqueles que estão na lista do MMA),
Sob pressão (atendem três dos cinco critérios da lista MMA - combater e reduzir o desmatamento, avançar no CAR, evitar a inserção na lista).
A classificação continua com os de base florestal,
Os que possuem mais de 60% de sua área com cobertura florestal nativa em 2010 e com baixas taxas de desmatamento e consolidados, 
Os que possuem menos de 60% de sua área com cobertura florestal nativa em 2010.

O Programam Municípios Verdes promoveu  um encontro técnico para discutir as categorias por pressão do desmatamento, além dos conceitos trabalhados pelo próprio programa em relação aos municípios participantes. Estarão presentes no encontro pesquisadores e estudiosos que atuam na área ambiental. Fazem parte do grupo a coordenação do PMV: 
Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),
IBAMA, 
Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia)
TNC (The Nature Conservancy, 
ISA (Instituto socioambiental) 
IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

Esta reunião tem como meta atualizar as classificações, assim como as ações aplicadas para cada região, pois, levando-se em consideração a variedade de cenários socioeconômicos e ambientais do Pará, faz-se necessário que o Governo crie planejamentos a fim de alcançar melhores resultados no controle do desmatamento em novas áreas de pressão.


O Governo Federal possui, desde 2004, o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. Seguindo nos mesmos eixos, o Estado do Pará tem o Plano Estadual de Prevenção e Controle e Alternativas ao Desmatamento. Sua vigência é trienal, tendo como primeira vigência o período de 2009-2012. Seu segundo período (2012-2015) se encontra em fase de revisão.
Agência Pará de Notícias
Ascom PMV
Ascom Sema
Káthia Oliveira - Sema
Fone: (91) 3184-3341 / (91) 8896-3106 (Oi)
Email: ascom@sema.pa.gov.br
Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Fone: (91) 3184-3318 / 3319 / 3360
Site: http://www.sema.pa.gov.br Email: gabinete@sema.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário