quinta-feira, 22 de março de 2012

MPF ALERTA PARA O AUMENTO DO DESMATAMENTO EM NOVO PROGRESSO

Segundo dados do INPE/IBAMA, Novo Progresso continua figurando entre os municípios com alto índice de desmatamento da Floresta Amazônica. Conforme o levantamento (compreendido no período de agosto/2011 até fevereiro de 2012), estamos ocupando o 3º lugar numa lista de 70 municípios apurados, totalizando 20,768 km quadrados em 2076,75 ha desmatados. Esse montante corresponde a 7,63% de todos os desmatamentos realizados no Estado do Pará.
Os municípios que ocupam o 1º e 2º lugares na lista dos desmatadores são respectivamente, Altamira (com 3931,32 ha desmatados ou 39,313 km quadrados) e Itaituba (com 2324,78 ha desmatados ou 23,248 km quadrados).
Estes dados nos foram encaminhados pelo MPF/PA (Ministério Público Federal no Pará), na pessoa do Procurador Federal Dr. Daniel Cesar Azeredo, o qual é um grande parceiro no processo de regularização ambiental em nosso município.

terça-feira, 20 de março de 2012

SABE O QUE ACONTECEU COM O GADO APREENDIDO PELA OPERAÇÃO DISPARADA DO IBAMA NO ANO PASSADO?

O Ibama concluiu o processo de doação de 907 cabeças de gado apreendidas em Altamira/PA, durante a Operação Dispara, realizada em 2011 para conter o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia. A doação foi feita ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio no estado (SESC/PA), uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.
O gado, mantido em uma propriedade em Itaituba, foi transportado para Santarém em cinco caminhões e duas balsas que navegaram pelo rio Tapajós durante a última semana e entregue ao programa Mesa Brasil. “Concluir a doação tem grande importância para o combate ao desmatamento na região, mostra que não adianta insistir nessa atividade ilegal. O resultado será a perda do gado”, afirmou Hugo Américo Schaedler, gerente do Ibama em Santarém/PA.
A operação Disparada combateu a pecuária ilegal simultaneamente em cinco regiões da Amazônia Legal, localizadas no Pará, Mato Grosso e Amazonas. Em toda a Amazônia, foram apreendidos 5,4 mil animais. A pecuária desenvolvida em áreas ilegais é considerado um dos principais vetores do desmatamento da Amazônia.

Fonte: Portal do IBAMA

DIA DO BLOGUEIRO!

As coincidências são incríveis!!!
Existe data melhor para retomar as postagens do blog? Justamente no dia do blogueiro... Genial!
E parabéns a todos os blogueiros!

56 propriedades são notificadas a retirar o gado criado em área desmatada ilegalmente no Pará

O Ibama notificou 56 propriedades a retirar o gado de áreas desmatadas ilegalmente e embargadas anteriormente em seis municípios paraenses: Itaituba, Óbidos, Alenquer, Terra Santa, Altamira e Trairão. Os desmatamentos ilegais ocorreram entre 2009 e 2011 e já havia constatação de criação de animais, mas os proprietários não puderam ser identificados no momento da ação de fiscalização.
Essas áreas foram desmatadas sem autorização e não houve construção de infraestrutura. Houve somente o plantio de pasto, a soltura dos animais e a instalação de cochos para que o gado pudesse comer sal, abastecidos frequentemente por pequenos caminhões.
A expectativa dos desmatadores é evitar que seu nome faça parte da lista oficial de áreas embargadas publicada no site do Ibama e com isso escapar de qualquer restrição ao tentarem vender a área para terceiros e a carne para frigoríficos. Segundo o gerente executivo em Santarém, Hugo Américo R. Schaedler, "essas são áreas em que não identificamos sede ou que ninguém reclamou a posse. Não são todas as áreas ocupadas com animais, mas é uma nova tentativa de continuar a grilagem de terras públicas, com o cometimento de crime ambiental". Trata-se de uma medida preventiva e que afeta diretamente a nova dinâmica de desmatamento da Amazônia, conclui o gerente. Há uma nova verificação em andamento e outras 30 propriedades também podem ser notificadas.
O Ibama alerta que, ainda que não se tenha a definição do responsável pelo crime ambiental, o embargo deverá ser cumprido, sob pena de apreensão dos animais, vez que as áreas possuem embargo e notificação para a retirada dos animais, conforme o disposto no caput do artigo 103, do Decreto 6.514/2008, inciso II e parágrafo 1°.
A consulta sobre as áreas embargadas pode ser feita aqui e a lista constando as coordenadas, municípios e números de processo das áreas embargadas pode ser visualizada clicando aqui. As prefeituras dos municípios onde há embargo também serão comunicadas da localização das áreas, para que possam auxiliar na identificação dos proprietários e facilitar a retirada dos animais.
Fonte: Portal do IBAMA.

PRIMEIRO CAR FEITO ATRAVÉS DA PARCERIA TNC/APRONOP/PREFEITURA É REALIDADE

Da direita para a esquerda, o Engenheiro Florestal Mário Toledo (responsável da TNC  em Novo Progresso), o produtor rural Sr. Rubens Segatto e eu.

Foi efetivado o primeiro CAR (Cadastro Ambiental Rural) em Novo Progresso através da parceria firmada entre a TNC (The Nature Conservancy), IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia)APRONOP (Associação dos Produtores Rurais de Novo Progresso)  e Prefeitura Municipal. Trata-se do documento da propriedade do Sr. Rubens Segatto, pecuarista e filho de um dos pioneiros do nosso município. O fato marca o início da caminhada em busca da legalização ambiental e da retirada do município da lista dos maiores desmatadores da Floresta Amazônica e mostra que a população está buscando as alternativas para produzir, mas de forma legalizada.

BR 163 NO ALVO DE PESQUISAS INTERNACIONAIS

Na foto as pesquisadoras Charlotte Schumann e Regine Schönenberg.
Estiveram em nossa cidade um grupo de pesquisadores da Alemanha no intuito de coletar dados sobre a região para usá-los em seus estudos. Tais pesquisadores são da Freie Universitat de Berlin e fazem parte do projeto Carbocial, o mesmo do qual faz parte o nosso amigo Michael Kingler, pequisador austríaco que já vem fazendo trabalho de coleta de dados desde o ano passado em nosso município. O blog foi procurado pela Dra. Regine Schönenberg e pela M. A. Charlotte Schumann visando entender a importância dos meios de comunicação, principalmente os blogs, para a difusão das notícias a nível local e regional.