domingo, 24 de julho de 2011

IMAZON DIVULGA DADOS DO DESMATAMENTO EM JUNHO


Segundo o Imazon, a queda nos índices de desmatamento em junho de 2011 na Amazônia é de 42% se comparada a junho de 2010. A área desmatada neste ano foi de 99 km². A queda surpreendeu porque o mês é o primeiro do período considerado crítico para o desmatamento, devido ao início da seca na Amazônia, que facilitaria as queimadas e, consequentemente, a devastação da floresta. Acredita-se que a queda pode já ser resultado das operações de fiscalização implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos. 
Entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1.534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% deste total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Uma boa notícia para o Município de Novo Progresso é que ele não aparece na lista dos maiores desmatadores (veja gráfico abaixo), resultado das ações que vem ocorrendo no sentido da regularização ambiental. Já o Município de Altamira ocupa o 1º  lugar no ranking de maiores desmatadores da Amazônia.
Em relação às Unidades de Conservação, as Flonas Jamanxin e Altamira ainda contam com áreas sendo desmatadas. 
A cobertura de nuvens em junho impediu que 35% da Amazônia Legal fosse monitorada por satélites, de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).


Áreas de desmatamento em Junho de 2011 (Fonte: SAD/IMAZON)

Municípios que mais desmataram em Junho de 2011 (Fonte: SAD/IMAZON)


Fonte: Portal G1 e SAD/IMAZON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário