quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Operação Trairão - Combate a crimes ambientais

  
Operação Trairão combate a exploração ilegal de madeira no Pará














Belém/PA - A Polícia Federal deflagrou uma operação de combate a crimes ambientais e fraudes na utilização de créditos florestais, denominada Trairão. O objetivo principal da operação é  reprimir a exploração ilegal de madeiras na região oeste do Pará. As investigações tiveram início há pouco mais de um ano.

As extrações ilegais atingiam as regiões da Floresta Nacional de Trairão e a Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Anfrísio, em Rurópolis/PA e Altamira/PA, respectivamente.

Ao todo, 42 policiais federais cumpriram 17 mandados, sendo 1 de prisão preventiva , 14 de condução coercitiva e 2 de busca e apreensão em sedes de madeireiras e residências dos investigados nos municípios de Rurópolis, Placas, Trairão, Aveiro e Novo Progresso, todos no Pará, além de Caracaraí/RR, Aripuanã/MT, Santa Luzia/MA e Ji-Paraná/RO.

A atividade ilegal funcionava da seguinte forma: com a aprovação de um Plano de Manejo Florestal Sustentável, o órgão ambiental concede ao seu detentor a licença para a prática do manejo florestal, em forma de créditos no Sisflora. Ocorre que, com ajuda de engenheiros florestais contratados, eram lançados nos sistemas quantidades ou qualidades superiores de espécies florestais das que de fato existiam na propriedade autorizada, proporcionando aos infratores a retirada de espécies mais valiosas de áreas protegidas por Lei.

Os investigados serão indiciados pelas práticas de crimes ambientais, formação de quadrilha, furto de madeira, receptação e falsidade ideológica. Dentre os alvos da operação estão vários empresários do ramo madeireiro.



Comunicação Social da PF no Pará

(91) 3214 8029


Ex Vice Prefeito de Rurópolis preso na operação TRAIRÃO: 
Nome completo: Vilson Gonçalves
CPF: 357.519.402-53 
Data de nascimento: 03/04/1968
Município de nascimento: Boa Vista Da Aparecida /PR
Nacionalidade: Brasileira
Município de residência: Rurópolis /PA
Sexo: Masculino
Estado Civil: Separado Judicialmente
Grau de Instrução: Ensino Fundamental Completo
Ocupação: Empresário
Nome do partido: Partido Dos Trabalhadores PT /13
Empresa Madeireira V. Gonçalves Madeira com a Matriz Localizada Na Rodovia Transamazônica Km 77 e Filial.




A detenção do empresário foi realizada a partir do cumprimentado de mando de prisão. Foram cumpridos também outros 14 mandados de busca e apreensão na cidade. O empresário foi levado para a sede da PF em Santarém, onde prestou depoimento ao delegado titular.

Servidores de órgãos de segurança afirmam que a participação de políticos na extração ilegal de madeira na região Oeste e em todo o Estado do Pará é constante e, que dentro dos próximos dias mais autoridades regionais da área da política serão presas por crime ambiental.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário