quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fundo Vale organizou fórum para debater novo modelo de pecuária

Palestrantes do Fórum Fundo Vale
Parceiros do projeto Pecuária Verde não têm dúvidas de que o município de Paragominas, no nordeste do Pará, caminha rumo à consolidação de um modelo de desenvolvimento que futuramente poderá ser ampliado na Amazônia como exemplo para a redução de impactos ambientais das atividades produtivas e recuperação de áreas degradadas nas propriedades. Essa foi a tônica das discussões do Fórum Fundo Vale - Um novo modelo de pecuária para a Amazônia, realizado no dia 17 de agosto, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP). O evento integrou a intensa programação de debates da 45ª edição da Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec), uma das maiores da região.
"É gratificante para nós apresentar a experiência que estamos desenvolvendo aqui com o apoio de vários parceiros. Falamos a mesma língua, não somos concorrentes e o que queremos, além de trocar ideias e conhecimentos, é levar as propriedades da Amazônia para a legalidade a partir de atividades rurais sustentáveis", afirmou Mauro Lúcio Costa, presidente do SPRP, ao abrir o evento.
Ao abordar o tema Estratégia do Fundo Vale para a pecuária verde, a gerente do Fundo Vale, Mirela Sandrini, demonstrou otimismo ao relatar os esforços dos parceiros para testar a viabilidade dessa iniciativa, que busca conciliar avanços socioeconômicos com as melhores práticas ambientais no campo. "Paragominas vai funcionar como um grande laboratório. Aqui vamos testar esse modelo de pecuária sustentável que poderá ser levado para outras regiões da Amazônia."
Segundo Mirela, em três anos o modelo de boas práticas terá sido testado em Paragominas. Para alcançar esse objetivo, o projeto investe em ações de capacitação, no desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica, além de levantamento da situação das propriedades rurais para a construção de um mapeamento completo do que existe de áreas produtivas, degradadas e conservadas, entre outras iniciativas.
"A pecuária sustentável pode contribuir para dobrar a produtividade nas propriedades e melhorar a rentabilidade dos produtores, sem que para isso seja preciso desmatar", afirma a gerente do Fundo Vale acrescentando que esse é um dos grandes desafios da iniciativa.
Entre outros desafios para a pecuária sustentável, se destacam a necessidade de investimentos em tecnologia, (assistência técnica e pesquisa), segurança jurídica e informação econômica, além de regularização ambiental, trabalhista e fundiária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário