domingo, 19 de junho de 2016

O ​assassinato na Flona ​do Jamanxim

















Policial que atuava com equipe do Ibama na Floresta do Jamanxim (PA) é assassinado em emboscada      
        
Brasília (18/06/2016) - Equipe do Ibama que realizava operação de combate ao desmatamento ilegal na Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso (PA), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, foi atacada a tiros na tarde desta sexta-feira (17/6). O​ 1º sargento João Luiz de Maria Pereira, do Grupamento Tático Operacional do Comando Regional da PM de Itaituba, foi assassinado numa emboscada após a destruição de acampamento ilegal de madeireiros dentro da unidade de conservação federal.

Em depoimento ​à​ Policia Civil de Novo Progresso, integrantes da equipe relataram que o homicídio ocorreu por volta de 15h30 desta sexta-feira no entorno de uma estrada de terra conhecida como Vicinal da Francy, a cerca de ​80​ km da área urbana de Novo Progresso. Os agentes de fiscalização, com apoio do Grupamento Tático, destruíram o acampamento​. Ninguém foi encontrado no local. Em seguida, ao dar continuidade às ações de fiscalização na região, o grupo sofreu a emboscada. Baleado no pescoço e no ombro, ​João Luiz foi socorrido pela equipe, mas morreu cerca de 40 minutos após o ataque.
Os agentes federais e estaduais estava​m no interior da Flona desde quarta-feira (15/6). Na véspera do homicídio, foram apreendidos um trator, um caminhão e várias motosserras, que ​pertenceriam ao grupo responsável pelo acampamento ilegal e pelo ataque criminoso.
Criada em 2006, a Flona do Jamanxim possui 1,3 milhão de hectares - cada hectare equivale a um campo de futebol. Integra a região mais crítica do desmatamento na Amazônia.

O homicídio será investigado pela Polícia Federal (PF). ​​​"O Ibama se une à família e aos amigos do sargento João Luiz, recebendo com dor esse crime brutal. Agradecemos muito sua contribuição na proteção da Amazônia", disse a presidente do Ibama, Suely Araújo. Equipes foram enviadas​ ao local para reforçar o combate ao desmatamento​.
​​"O ​assassinato na Flona ​do Jamanxim é ​resultado da ação do crime organizado no eixo da BR​-163​, com o objetivo de deter a atuação legítima do Ibama e seus parceiros​ na Operação Onda Verde.​ Lamentamos profundamente a morte do ​sargento João ​Luiz​, que resultará em uma ​atuação​ ainda mais​ firme do ​Estado brasileiro contra ​aqueles que lucram com a destruição do patrimônio ambiental d​o país", afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.
​A​ Ond​a​ ​Verde​ é uma operação preventiva de combate à extração ilegal de madeira, realizada em áreas críticas de desmatamento na Amazônia, com base em alertas gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br

(61) 3316-1015

Nenhum comentário:

Postar um comentário