domingo, 5 de junho de 2011

DESAFIOS PARA O FUTURO

Instituições e Poder Executivo em reunião na Prefeitura Municipal de Novo Progresso
Na última sexta-feira, 03 de junho, foi realizada na Prefeitura Municipal de Novo Progresso a reunião  com várias instituições para esclarecer pontos polêmicos gerados na última reunião dos Conselho Municipal de Agricultura e para comunicar a data de realização do Seminário NOVO PROGRESSO MUNICÍPIO VERDE que ficou marcado para o dia 29 de junho de 2011. A reunião foi bastante produtiva visto que as pessoas presentes puderam entender que é necessário que o Município receba ajuda de instituições renomadas como a TNC (The Nature Conservancy) e o IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) para poder implantar o Programa Município Verde e se livrar do estigma de maior desmatador da Amazônia.
Esta reunião também foi realizada para que as pessoas tenham uma outra visão em relação às declarações feitas pelo Presidente do SIPRUNP (Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso) o Sr. Agamenon Menezes, que atacou injustamente nas mídias locais e também na Câmara de Vereadores a comitiva que foi à Belém em busca das soluções ambientais para o município. O mesmo entrou inclusive em contradição em relação ao assunto, visto que declarou na reunião que já havia entrado em contato com a TNC, para que viessem ao município, fato este que causou estranheza aos presentes, já que este foi o motivo das acusações por parte do mesmo, ameaçando inclusive de queimar os automóveis das instituições que viessem para cá, confira aqui, aqui, aqui e aqui.


Um comentário:

  1. Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki divulga nota à imprensa




    "O Programa Município Verde da Cidade de Paragominas entra em nova fase. Depois de conter o desmatamento na região, o programa agora enfrenta a questão da exploração ilegal de madeira, cuja detecção também é feita pelos satélites do IMAZON. Os primeiros resultados são animadores. De 2007 a 2010 a exploração ilegal já diminuiu em mais de 80%, caindo de 60 mil hectares para cerca de 11 mil hectares, mas o objetivo é zerar com esta prática ilegal. Como o Município possui mais de 90% da área cadastrada no CAR, é possível identificar com precisão os locais e os proprietários dos imóveis explorados, embora a irregularidade ocorra, em sua maioria, nas áreas não cadastradas, justamente porque estas se furtam a entrar na legalidade.

    Diante disso, o órgão ambiental municipal fará, nos próximos dias, o reconhecimento em campo das áreas exploradas e autuará os ocupantes que não comprovarem a regularidade da exploração, exigindo também que todos se inscrevam no CAR. A partir daí, serão obrigados a recompor suas áreas e ficarão em constante vigilância para não reincidirem na exploração. Além disso, a Prefeitura e os produtores paragominenses farão intensa campanha visando coibir a exploração ilegal, inclusive solicitando ao Governo do Estado o combate aos “sem-toras”, invasores de matas privadas que roubam a madeira para vendê-la no comércio ilegal ou para a fabricação de carvão de forma clandestina.

    Para enfrentar a questão da exploração ilegal de madeira, o Município de Paragominas também buscará o apoio da SEMA, parceira do Programa Município Verde, visando identificar as principais rotas de entrada da madeira ilegal no Município, a fim de montar postos de fiscalização no período de verão, quando ocorre boa parte da extração de madeiras. A SEMA também fará uma análise minuciosa dos Planos de Manejo que abastecem as madeireiras da região, a fim de evitar o esquentamento da madeira de origem ilegal com planos fraudulentos aprovados na gestão anterior.

    O Iterpa também deve ajudar na solução do problema, regularizando as áreas de posse, a fim de permitir a aprovação de planos de manejo para que a madeira seja explorada de forma legal e sustentável no Município. Com estas medidas, os parceiros do Programa Município Verde esperam que a exploração ilegal fique próximo de zero nos próximos meses, tal como ocorreu com o desmatamento”.

    Paragominas, 31 de maio de 2011

    Adnan Demachki
    Prefeito de Paragominas

    ResponderExcluir