terça-feira, 16 de março de 2010

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Segundo o Professor e Engenheiro Agrônomo Jurandir Melado, especialista no Sistema Voisin de Manejo de Pastagens, "antes de se tornar um bom produtor de carne ou leite, o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de capim" e também segundo o pesquisador do IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Paulo Barreto, "será necessário aproveitar melhor as terras já desmatadas, ou seja, aumentar a produção nestas áreas, além de melhoria da genética do gado, de melhor manejo dos solos e do pasto". É com essa nova concepção de pecuária que produtores estão se organizando, se especializando e acima de tudo se profissionalizando no município de Novo Progresso, para buscar lucratividade na sua atividade econômica em consonância com o meio ambiente.
A realização ontem da palestra com o Dr. Jurandir Melado mostra o interesse da sociedade progressense, ressaltando a participação da APRONOP (Associação dos Produtores Rurais de Novo Progresso), da Prefeitura Municipal de Novo Progresso e da Sociedade Civil  em buscar novos horizontes para a pecuária em nossa região. Todos tem plena consciência de que a pecuária extensiva, que leva ao esgotamento dos solos e das pastagens e consequente redução da produtividade é uma técnica ultrapassada. A utilização de técnicas modernas de produção de carne e leite que respeite o meio ambiente em nosso município é necessário e urgente.
Sabe-se porém, que para uma mudança de paradigmas é preciso incentivo e persistência.
A sociedade progressense está se mostrando aberta à mudança. Para que essa mudança seja realmente efetivada, é preciso (e nossa população precisa muito) que as intituições, governamentais e não-governamentais, também acreditem e apoiem estas ações no município, que até agora só foi taxado (maiores desmatamentos, maiores queimadas, etc, etc, etc).
IMAZON, Governos e suas instituições, ONG`s em geral... acreditem em Novo Progresso.
Essa terra é muito rica, em todos os sentidos, mas precisa de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário