sexta-feira, 26 de março de 2010

Plebiscito no Pará

Os projetos que preveem um plebiscito para ouvir os paraenses sobre a criação dos estados do Carajás e do Tapajós pode ir hoje à votação. O líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), confirmou ontem que os dois projetos de decreto legislativo (731/00 e 2300/09), do Senado, estão entre as prioridades da pauta do Plenário para as próximas duas semanas. A informação foi dada ontem ao fim da reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Ele ressaltou, no entanto, que a lista inclui vários projetos com temas complexos, como o que libera a exploração de bingos, o que tipifica a discriminação contra as mulheres como crime e o que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Durante a reunião, os líderes também avaliaram que não haverá obstrução na votação da medida provisória 473/09, que abre crédito extraordinário de R$ 742 milhões para enfrentar problemas causados pela seca no Nordeste.
Manifestantes de vários segmentos ficaram a frente da sala da presidência durante a reunião na expectativa de pressionar os líderes a incluir os temas de seus interesses na pauta. Representando o movimento separatista, cerca de 60 pessoas dos municípios que pleiteiam a emancipação da região do Tapajós estiveram presentes. Eles prometem retornar hoje para que a promessa de prioridade na pauta seja atendida. Do outro lado, o deputado antisseparatista Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) afirmou que iria tentar barrar o pedido de urgência da proposta plebiscitária. Ao mesmo tempo disse que mobiliza o maior número de deputados para, caso vá à votação, os projetos serem rejeitados. Para a derrota dos projetos, ele conta com a mobilização da Frente Parlamentar Contra a Criação de Novos Estados, constituída por 272 deputados.

Amazônia.org/O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário