segunda-feira, 15 de março de 2010

Sema avalia capacitação de técnicos para o Cadastro Ambiental Rural

Equipes multidisciplinares da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Federação da Agricultura no Estado do Pará (Faepa), que compõem a força-tarefa de treinamento dos técnicos no interior do Estado para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizaram a primeira avaliação das ações desenvolvidas.
Sindicatos de produtores rurais de 16 municípios do sudeste paraense já iniciaram o cadastramento dos associados. Pelo cronograma do plano de trabalho das equipes, o primeiro núcleo a receber treinamento foi o da região da Transamazônica, baseado no município de Altamira, entre os dias 22 e 26 de fevereiro deste ano.
O treinamento mais recente foi realizado na região de Carajás, com base no município de Marabá, e também em Paragominas, nordeste paraense. A próxima ação será desenvolvida na região do Tocantins, de 15 a 19 deste mês.
No mês de abril, serão capacitados os técnicos dos sindicatos de produtores rurais atendidos pela Faepa nas regiões Bragantina (em Capanema) e Tapajós (em Itaituba), totalizando 10 núcleos em sete regiões do Estado.
O curso tem carga de 40 horas, correspondentes a cinco dias de atividades, com um conteúdo programático sobre a legislação do CAR, operações de GPS (Sistema de Posicionamento Global), Simlam Técnico (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental) e noções de programas (ArcGis), utilizados na elaboração do cadastramento.
Na avaliação dos técnicos das duas instituições, a capacitação vai acelerar o processo de aprendizagem, para a efetivação do cadastro eletrônico, "documento de natureza declaratória do proprietário rural para a regularização e ordenamento ambiental", destacou a geógrafa Iolene Azevedo, integrante do grupo de capacitação da Sema.

PROGRAMAÇÃO
Data - 15 a 19 de março - Núcleo - Tocantins (Tucuruí)
Data - 22 a 26 de março - Núcleo - Sul do Pará (Redenção)
Data - 05 a 12 de abril - Núcleos - Tapajós (Itaituba) e Bragantino (Capanema)
Data - 12 a 16 de abril - Núcleos - Baixo Amazonas (Santarém), *Marajó (o curso será em Castanhal) e Guajarina (Castanhal)

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário