segunda-feira, 22 de março de 2010

REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DA FLONA DE ALTAMIRA


Francisco Damião de Araújo - Presidente do Conselho Consultivo da FLONA Altamira

Aconteceu no sábado, dia 20 de março de 2010, reunião do Conselho Consultivo da Flona de Altamira na sede do SIMASPA (Sindicato das Madeireiras do Estado do Pará) em Novo Progresso.
Durante a reunião alguns pontos foram esclarecidos em relação à gestão da Floresta Nacional de Altamira.
O Plano de Manejo (PM) da FLONA Altamira está na fase de contratação de consultores, para a confecção dos mapas e para compilar os dados levantados nas Avaliações Ecológicas Rápidas - AER (realizadas no ano passado) para elaboração da primeira versão do PM.
Não houve nenhuma solicitação de pesquisa no interior da unidade no período de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010.
Foram convocados recentemente mais 22 analistas para o ICMBIO com lotação no Estado do Pará, porém a UC não foi contemplada com um dos novos analistas permanecendo semente com analista lotado na mesma.
Em resposta ao encaminhamento do conselho da Floresta Nacional de Altamira, foi encaminhado o Informação Técnico nº 145/2009/CGFUN/DIUSP e Memorando nº 35/2009/CGRREX/DISUP/ICMBIO, no qual foi detectado que de acordo com as coordenadas do Decreto de Criação da UC, a área correta deve ser de 760.338,00 ha, sendo que no Decreto de Criação esta área é de 689.012,00 ha, sendo que esta informação deverá constar no Plano de Manejo da UC, o qual poderá propor as ações para ajustar a situação.
O Projeto BR 163 com recursos da União Européia irá financiar as reuniões ordinárias do Conselho Consultivo nesse ano de 2010. Para isso foi lançado um edital para o processo de licitação e concorreram três empresas da região de Itaituba e uma do DF. A empresa vencedora foi a Transporte Itaibú sediada em Itaituba, e os valores e serviços para a realização das três reuniões ordinárias ficou em torno de 16000 (dezesseis mil reais).
De acordo com relatório do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial - INPE, no ano de 2009 foram detectados diversos pontos de calor no interior da FLONA de Altamira. Esta informação gerou uma demanda por parte da Coordenação Geral de Proteção - CGPRO do ICMBIO para que sejam verificadas as ocorrências em campo e que sejam realizadas atividades de fiscalização para coibir a degradação da Unidade. As atividades deverão ocorrer no decorrer do ano.
Público presente à reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário