sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O município de Uruará assinou o termo de cooperação com o Programa Municípios Verdes (PMV),




















O município de Uruará, no sudoeste do Estado, assinou nesta quarta-feira, 18, o pacto de combate e controle do desmatamento e regularização ambiental e também o termo de cooperação com o Programa Municípios Verdes (PMV), consolidando assim a agenda de sustentabilidade no município. O prefeito Everton Moreira assinou, ainda, o decreto que cria um grupo municipal de combate ao desmatamento, uma das metas estabelecidas pelo PMV e que reforça ainda mais o protagonismo municipal contra o desflorestamento.

Para o secretário Justiniano Netto, coordenador do Programa Municípios Verdes, o compromisso firmado pelo município é a essência da política estabelecida pelo Governo do Estado. “O município é o grande protagonista na questão da sustentabilidade e no combate ao desmatamento", avaliou. "Essa é a essência do programa: alcançar a sustentabilidade a partir do fortalecimento do município”. Ainda segundo Netto, o PMV tem como meta combater um dos principais entraves ao desenvolvimento dos municípios: a regularidade ambiental. “Qualquer atividade econômica que não tenha regularidade ambiental está fadada ao não desenvolvimento. Por isso o programa busca a aproximação com o município, para que ele seja um elemento de gestão ambiental”, comentou.

Uruará, que tem sua economia pautada na pecuária e na exploração madeireira, precisa avançar, a partir do pacto e do termo de adesão assinados, nas outras metas estabelecidas pelo programa estadual, entre elas possuir desmatamento inferior a 40 quilômetros quadrados. Segundo o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia (Prodes) 2013, o município desmatou, entre agosto de 2012 e julho de 2013, 47 quilômetros quadrados, acima da meta estabelecida pelo PMV, mas abaixo do Prodes 2012, que apontou desmatamento de 53 quilômetros quadrados. Além disso, o município precisa alavancar o cadastramento de suas áreas, saltando dos atuais 63,7% para 80% no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O município deve avançar também na estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para, assim, realizar as verificações em campo dos focos de desmatamento. Neste sentido, o termo de compromisso com o PMV prevê alguns benefícios. Um deles é o repasse, em 2014, de aproximadamente R$ 400 mil reais provenientes do ICMS Verde e que, segundo prevê a lei, devem ser destinados em parte para a consolidação das ações da secretaria. O acordo prevê, ainda, um convênio com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) no valor de R$ 75 mil reais para aquisição de equipamentos e material de apoio.

Além de Justiniano Netto, participou da assinatura do pacto contra o desmatamento o ex-prefeito de Paragominas e atual secretário Especial de Estado para Proteção e Desenvolvimento Social, Adnan Demachki, que compartilhou a experiência de Paragominas na busca pela sustentabilidade, ao firmar, em 2008, juntamente com a sociedade civil, o compromisso pelo desenvolvimento sustentável e implantar o Projeto Município Verde. “Uruará é hoje muito semelhante a Paragominas de anos atrás e tem todas as condições de prosseguir em busca dessa agenda”, disse Demachki.

Para o prefeito Everton Moreira, a presença do Estado, por meio dos secretários Justiniano Netto e Adnan Demachki, “mostra ao município qual o caminho certo a seguir e reforça que é preciso avançar na promoção do ordenamento e da regularização ambiental”.




Texto:
Raphael Pacheco
Fone: (91) 3219-3909 / (91) 9231-2497
Email: rpacheco.neto@gmail.com

Programa Municípios Verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário