sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IBAMA ENCERRA OPERAÇÃO EM NOVO PROGRESSO

O Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA (Instituto Brasileiro do meio Ambiente e Recursos Renováveis) Bruno Barbosa declarou que será encerrada nesta semana a Operação Boi Pirata 2 que estava sendo realizada há oito meses em Novo Progresso. A operação esteve focada na FLONA (Floresta Nacional) do Jamanxim, de onde foram retiradas na última semana aproximadamente 748 animais, sendo 100 ovelhas, 540 bovinos de várias idades e 108 bovinos recém nascidos.
Na avaliação do coordenador da operação, esta foi considerada bem sucedida por servir de marco exemplar, ou seja, quem desmatar ilegalmente a floresta para implantação da pecuária pode correr o risco de ver todo seu investimento sendo confiscado.
O custo dessa operação foi avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões, sendo considerada a maior operação realizada pelo IBAMA. Contou com a participação da Força Nacional de Segurança, com o apoio dos governos do Pará, do Mato Grosso e da Bahia, do Ministério do Desenvolvimento Social, além de utilizar um grande contingente de agentes ambientais, além dos recursos aéreos (utilizados dois helicópteros) e terrestres (dezenas de carros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário