Aprosoja MT constata que 32% da 163 ainda não foram
pavimentados no Pará
Com a rodovia totalmente asfaltada, promessa do governo para
2015 (depois de prorrogar ao menos 3 vezes o prazo de conclusão), o escoamento
da safra agrícola, carne e madeira (dentre outros) produzidos no Nortão e Médio
Norte serão escoados pelo porto em Santarém com redução de aproximadamente 25%
no frete se comparado com transporte feito até Santos (SP) ou Paranaguá (PR).
Com a conclusão do Estradeiro da BR-163 na última sexta,
foram somados 328 quilômetros não pavimentados dos 1005 quilômetros entre a
divisa de Mato Grosso e Pará, até Santarém. Já da divisa até o Distrito de
Miritituba, onde estão sendo construídas as Estações de Transbordo de Carga
(ETC"s), são 182 quilômetros.
Entre as cidades de Novo Progresso e o distrito de
Miritituba, em Itaituba, quatro empreiteiras são responsáveis pelas obras
totalizando 154 quilômetros sem pavimentação. Além disso, há dois pontos
críticos com terreno escorregadio sempre que há chuvas, o que inviabiliza o
tráfego de veículos maiores.
Entre Novo Progresso e a divisa do MT faltam 28 km para serem
pavimentados.
Entre Novo Progresso e Santarém 43% do trajeto ainda estão sem asfalto.
Entre Novo Progresso e Santarém 43% do trajeto ainda estão sem asfalto.
A maior parte do trecho entre Ruroplois e Santarém já está pavimentado, restando 34 sem
pavimentação, e alguns sem terraplanagem na saída de Rurópolis. São um total de
seis pontes já prontas e dois bueiros ainda em construção. Há trechos que foram
construídos ainda em 1998 e já foram revitalizados".
Fonte: Só Notícias
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