sexta-feira, 5 de julho de 2013

BR-163 perigo de morte em trechos da rodovia .

Diretor geral do Dnit alerta para perigo de morte em trechos da BR-163
Da Reportagem Local - Rodrigo Maciel Meloni




Diretor geral do Dnit alerta para perigo de morte em trechos da BR-163
“Passei em lugares desta estrada que pedem para que os motoristas morram”.

 O alerta foi feito pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, a um engenheiro da construtora Trimec, responsável pelas obras de um dos trechos da BR-163 no Pará. 
Fraxe verificou o perigo nesta quarta-feira (03) pouco antes de ter que seguir viagem para Santarém de avião, onde palestrou na tarde desta quinta-feira (04).

A constatação foi feita durante as fiscalizações que foram realizadas em quase 1,2 mil quilômetros de rodovia percorridos pelo estradeiro, que foi forçado a retornar para Mato Grosso após se deparar com um bloqueio no município de Trairão (PA).

De acordo com a assessoria de imprensa da Aprosoja, no segundo dia foram percorridos 700 km. Aproximadamente quinze camionetes partiram de Lucas do Rio Verde em direção à cidade paraense de Novo Progresso no segundo dia do Estradeiro. No percurso foram feitas diversas paradas para conferir de perto a situação das obras. 

No percurso inicial foram constatadas algumas deformidades, buracos e ausência de sinalização, tanto horizontal como vertical.

Segundo com Fraxe, a rodovia que começou a ser construída me 1976, finalmente, deve ser concluída. “Apesar das dificuldades que enfrentamos até o final deste ano a maior parte da BR-163 será concluída. Este é um compromisso que fazemos, pois sabemos que atualmente toda a região tem seu potencial de produção reprimido, e após a conclusão haverá maior competitividade”, anunciou.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, falou sobre a importância de trazer ao Estradeiro deste ano a autoridade máxima do Dnit. “O general presenciará pessoalmente todas as dificuldades que enfrentamos para escoar nossa safra. Queremos e precisamos de melhorias, e acreditamos que ele está se sensibilizando com o nosso pedido”, destacou.

Antes de chegar ao estado vizinho, em Matupá, na sede da fazenda Bom Futuro, a comitiva do Estradeiro Aprosoja foi recebida por dezenas de produtores, prefeitos e vereadores da região. O almoço e a recepção oferecidos pelo produtor Eraí Maggi, entusiasta e defensor do desenvolvimento logístico do estado, foi precedido pelo discurso das autoridades que trouxeram nova esperança para a localidade.

O prefeito em exercício de Matupá declarou que "a cidade está completando o jubileu de prata e ainda é uma menina que está nascendo e que só tem a ganhar com o salto de infraestrutura que o Movimento Pró-logística está encabeçando”, afirmou.





















O estradeiro, que tinha como destino o município de Santarém, foi interrompido por um bloqueio feito por trabalhadores do setor extrativista em Trairão nesta quarta-feira (03).

Um dos responsáveis pelo manifesto, Jordão Ferreira da Silva Sobrinho, o ‘Ticão’, falou à reportagem do OD. “Estamos cansados de sofrer este tipo de violência; eles (os fiscais) chegam com truculência, queimam nosso maquinário, destroem serrarias, agridem fisicamente idosos e mulheres; é terrível o que está acontecendo com a gente”.

Contudo, quando o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o general Jorge Fraxe, tentou negociar a passagem do Estradeiro com os manifestantes, alegando que iria levar suas reivindicações para Brasília. No entanto, os manifestantes se mostraram irredutíveis e não houve negociação.


O Estradeiro, programado para ir até Santarém, teve que retornar para Mato Grosso. Quatro membros do estradeiro seguiram viagem de jato. O diretor geral do Dnit, acompanhado do coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, do superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia e do produtor rural Eraí Maggi dão continuidade a programação do estradeiro no Pará, que nesta quarta-feira (04) consiste em visitar as obras executadas pelo Exército em um dos trechos da Br-163 naquele estado.



























O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), general Jorge Ernesto Fraxe, aplicou diversas notificações às empresas responsáveis pela pavimentação da BR-163. Os principais problemas encontrados foram atrasos, abandono, buracos, depressões, ausência de sinalização e, por vezes, poucos homens e máquinas em determinados trechos. O trajeto foi acompanhado por engenheiros e responsáveis das respectivas obras.

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