segunda-feira, 5 de maio de 2014

Em Sorriso(MT) maior frigorífico de peixes nativos do Brasil

Em Sorriso,Mato grosso passa a ter o maior frigorífico de peixes nativos do Brasil.


Capacidade para beneficiar 40 toneladas de peixes a cada turno de oito horas.

Com a abertura da maior planta frigorífica de peixes nativos do Brasil, no distrito de Primavera do Norte, município de Sorriso, Mato Grosso se prepara para liderar a produção de pescado no Brasil. “A previsão é que em três anos o estado produza cerca de 700 mil toneladas de pescado ao ano o que irá representar 70% da produção nacional”, afirmou o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, durante a inauguração do frigorífico ‘Delicious Fish’. O governador Silval Barbosa e o ministro da agricultura Neri Geller também participaram da solenidade, realizada nesta terça-feira (29.04).

O sucesso na criação de peixe na região se deve a geografia de Mato Grosso, que oferece muita água e ainda farta matéria-prima para a produção de ração, responsável por 70% dos custos de produção na piscicultura. Com todas essas possibilidades, Sorriso deve se tornar o epicentro da produção de peixes nativos.

Conforme dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, Mato Grosso possui cerca de dois mil piscicultores registrados. Esse número vem aumentando rapidamente com as facilidades oferecidas para a expansão da produção, como a simplificação na área ambiental, o apoio das Prefeituras e o crédito mais barato, por meio do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Segundo Silval Barbosa, os piscicultores de pequeno porte foram dispensados de licenciamento ambiental. Eles precisam, entretanto, se inscrever no cadastro de exploração e criação de peixe do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), conforme a lei estadual nº 9.933, de 07 de junho de 2013.

A empresa pretende fazer de Sorriso o maior produtor de peixes nativos do mundo, merecendo o mesmo destaque hoje obtido com a produção de soja, uma das principais commodities agrícolas do País. A proposta é produzir peixes amazônicos, como cachara, pintado, tambaqui e pirarucu

(Com Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário