segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nosso futuro está em apostar em tecnologia e na diversidade.

Nas minhas andanças pelo Município, tenho me deparado com muitos problemas, muitas dificuldades, empecilhos para o crescimento das pessoas, mas também encontrei iniciativas e uma enorme variedade de produtos que podem ser transformadas em soluções para superar a pobreza e a desigualdade no dia em que decidimos ancorar nossa economia além do boi da madeira e da mineração.

As espécies florestais são tão variadas que até hoje não temos um catalogo completo de todas as espécies que por aqui florescem. Os animas, então nem se pode contar. Os peixes têm para todos os gostos. E nem falei das aves, dos pequenos insetos, dos minúsculos seres.

As pessoas do Novo Progresso descendem de muitas origens. Os sulistas trazidos pelos militares para ocupar a Cuiaba-Santarén , também ficaram. Os maranhenses nunca saíram do Pará. Os Goianos, os do Mato Grosso, Minas Gerais, Nordeste Brasileiro. Dizem até que quem vai ao Pará parou.

As conversas que tenho realizado estão firmando minha convicção de que o Novo Progresso é um local de oportunidades. É diverso em produtos e em pessoas. Nosso futuro está em apostar em tecnologia e nessa diversidade. A nossa localização privilegiada, os cursos de água rios de todos os tamanhos, nossas matas, variedades das nossas frutas, podem gerar muito emprego e renda, tenho confiança nisso.

De repente, quando pensava sobre as possibilidades de Novo Progresso, perguntei-me:
Porque o atual governo não investe nessas soluções? 
Eu não encontrei uma resposta convincente. Mas sei que os secretários da PMNP não são ligados aos setores produtivos.


A importância de Novo Progresso e as oportunidades para crescer que o nosso governante teima em não ver. Elas estão ai a espera de oportunidades que podem ser dadas se uma equipe de governo comprometida com o futuro, com a sustentabilidade e com o desenvolvimento das pessoas, estiver disposta a explorar todo este potencial. Eu acredito que é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário