quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cacau orgânico do Pará será exposto em feira na Alemanha


Os cacauicultores paraenses que participarão de uma feira de produtos orgânicos na Alemanha se reunirão nesta sexta feira (12), às 09 horas, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), para definir as últimas providências para a viagem e discutir a produção do cacau orgânico no Estado. Na reunião estarão presentes representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sagri e outras instituições que implementam a política de desenvolvimento rural.
O cacau orgânico produzido na região da Transamazônica, no sudoeste do Pará, é um dos produtos brasileiros que estarão em exposição na maior feira de negócios do setor orgânico internacional, a Biofach, realizada na cidade de Nuremberg, Alemanha, de 17 a 20 de fevereiro.
O Pará será representado por 12 pequenos e médios produtores de cacau orgânico, que pela primeira vez participam de uma feira fora do Brasil, mas já exportam, desde 2008, para a Áustria, Alemanha e empresas nacionais, como a Natura. A expectativa é formar um intercâmbio com as indústrias chocolateiras de outros países, conhecer a dinâmica do beneficiamento e produção do chocolate e conquistar novos mercados.
O cacau orgânico paraense tem certificação reconhecida na comunidade europeia e sua produção deverá crescer cerca de 15% neste ano, segundo o gerente regional da Sagri em Altamira, João Batista. "O cacau orgânico paraense tem mercado garantido nos países produtores de chocolate, sendo que hoje a procura pelo produto é bem maior do que a oferta", informou ele.
O otimismo quanto ao crescimento da produção orgânica na região da Transamazônica, região que mais produz cacau no Pará, se deve principalmente ao Centro de Referência de Produtos Orgânicos, construído com apoio do governo do Estado. O centro será inaugurado no próximo dia 23, em Altamira, e receberá a produção de oito cooperativas da região. Os produtos serão organizados, passarão por testes de laboratório para classificação e serão embalados para exportação.
O Pará produz 60 mil toneladas de cacau, a segunda maior produção do país, ficando atrás apenas da Bahia. Só a Transamazônica produz 40 mil toneladas, com 10 mil famílias envolvidas na atividade cacaueira na região.

Amazônia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário