quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PECUARISTAS DE NOVO PROGRESSO VÃO AO MATO GROSSO EM BUSCA DE NOVAS TÉCNICAS

No último final de semana um grupo de pecuaristas de Novo Progresso, entre eles o Sr. Rubens Segatto e o Sr. Dermival Roma, foi até o Mato Grosso para visitar propriedades que utilizam o Sistema Voisin de Pastejo. A intenção desta visita é buscar informações sobre essa técnica para que possa ser implantada em nosso Município.
O Sistema de Pastoreio Racional Voisin (lê-se: voazan) é um sistema de manejo intensivo, que possibilita um equilíbrio entre os três elementos: solo-pastagem-gado, onde cada elemento tem um efeito positivo sobre os outros dois. Através de procedimentos simples, transformamos o gado, que no sistema convencional é um predador da pastagem (e como conseqüência, também do solo), num excelente beneficiador do sistema.
O procedimento básico consiste na conveniente divisão das pastagens, de modo a ser possível fazer valer as "4 Leis Universais do Pastoreio Racional", sendo elas:
* "Lei do repouso": Para que o pasto cortado pelo dente do animal possa dar a sua máxima produtividade, é necessário que entre dois cortes consecutivos tenha passado um tempo que permita ao pasto armazenar em suas raízes as reservas necessárias a um começo de rebrote vigoroso e realizar sua 'labareda de crescimento' ou grande produção diária de massa verde." (O período de repouso necessário varia com a situação geográfica, a estação do ano, as condições climáticas e a fertilidade do solo e demais condições ambientais).
* "Lei da ocupação": O tempo global de ocupação de uma parcela ou piquete deve ser o suficientemente curto de modo a não permitir que uma planta cortada pelos animais no início da ocupação seja novamente cortada antes que os animais deixem o piquete.
* "Lei da ajuda": É preciso ajudar os animais que possuam exigências alimentares mais elevadas a colherem a maior quantidade de pasto e que este pasto seja da melhor qualidade possível.
* "Lei dos rendimentos regulares": Para que o animal (bovino) produza rendimentos regulares, ele não deve permanecer mais que três dias em uma mesma parcela. Os rendimentos serão máximos, se o animal não permanecer no piquete mais que um dia.
O Manejo do gado no Sistema de Pastoreio Voisin pode ser feito de duas maneiras:
A - Sistema livre:
O gado fica em um piquete por um período de 1 a 3 dias, com acesso livre, através de corredores, à área de lazer, onde dispõe de sombra, água e sal;
B - Sistema conduzido:
O gado fica confinado em um piquete por um período de 1 a 3 dias, sendo diariamente conduzido à área de lazer, onde permanece confinado por 4 horas do período mais quente do dia. Após as 4 horas, o gado é conduzido ao piquete ou a novo piquete. Em regiões onde ocorrem temperaturas elevadas, pode se tornar conveniente que a permanência do gado na área de lazer se prolongue por um período de até 6 horas. Vacas de leite em lactação necessitam dispor de acesso à água duas vezes ao dia.
Com o Pastoreio Racional Voisin, em função das altas cargas instantâneas e do curto período de ocupação, os animais passam a exercer um "pastejo voraz", consumindo todas as forragens, das mais às menos palatáveis, permitindo uma "justa competição" entre as espécies, o que acaba favorecendo as espécies de melhor qualidade. Tem-se então a seleção positiva das espécies forrageiras e a melhoria geral das pastagens.
Assim, torna-se claro que:  
"Antes de se tornar um bom produtor de carne (ou leite), é necessário que o pecuarista se torne um excelente produtor de capim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário