sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Termo de cooperação técnica viabiliza emissão do Cadastro Ambiental Rural

Implementar ações conjuntas no âmbito da gestão estadual é o objetivo do termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). As ações são voltadas, principalmente, para incrementar a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), emitido pela Sema. A publicação consta do Diário Oficial desta quinta-feira (18). Leia aqui.
O CAR é o documento de natureza declaratória do proprietário do imóvel rural, com vistas à regularização e ao ordenamento ambiental. O termo tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado se as partes assim o desejarem, mediante termo aditivo.
Com a assinatura do termo de cooperação, a Faepa passa a ter autonomia para realizar, em conjunto ou isoladamente, a declaração do Cadastro Ambiental para os produtores rurais e fornecer atestado digital de requerimento de regularização ambiental.
A declaração do cadastro será feita com base na declaração dos interessados, cujas informações devem ser obtidas através de posicionamento em sistema de projeção cartográfica, a partir de coordenadas geográficas oriundas do Sistema de Posicionamento Global (SPG), para o registro eletrônico dos imóveis junto à Sema.
Com o CAR, os produtores rurais, além de regularizar suas terras, podem comercializar seus produtos e obter linhas de crédito.

Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário