Moradores do município de Rurópolis, sudoeste do Pará, prometem bloquear a rodovia Transamazônica a partir de hoje. Comunitários da vila Água Azul, descontentes com a falta de energia na localidade, pretendem interromper o tráfego de veículos no trecho que interliga Rurópolis ao município de Altamira. A cidade, que possui cerca de 27 mil habitantes, recebe o linhão de Tucuruí há 12 anos. No entanto, entre Rurópolis e Água Azul, nunca houve o rebaixamento da energia elétrica.
Embora a rede de alta tensão (AT) esteja cruzando o município, existe todo um processo para converter a energia de AT para baixa tensão (BT). As residências não podem receber energia em AT, apenas em BT. O local tem subestação, porém, ainda precisa de alguns trâmites para que esta energia seja rebaixada.
O rebaixamento da energia de AT para BT depende da aprovação do Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, formado pela Celpa (Centrais Elétricas do Pará), Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), governo do Estado e entidades representativas como Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará), Fetagri, (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará), CUT (Central Única dos Trabalhadores), entre outros.
Amazônia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário